15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental português 4º ano

1. Leitura e Interpretação de Textos

Uma atividade fundamental para o 4º ano é a leitura e interpretação de textos literários e não literários. Os alunos podem ler contos, crônicas ou poemas e, em seguida, responder a perguntas que estimulem a compreensão e a análise crítica do texto. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que propõe a leitura de diferentes gêneros textuais.

2. Produção de Textos Criativos

Estimular os alunos a escreverem suas próprias histórias ou poemas é uma excelente maneira de desenvolver a criatividade e a expressão escrita. Os alunos podem criar um conto a partir de uma imagem ou de uma frase inicial. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP02, que aborda a produção de textos em diferentes gêneros.

3. Jogo de Palavras Cruzadas

Os alunos podem participar de um jogo de palavras cruzadas que envolva vocabulário estudado em sala de aula. Essa atividade ajuda a fixar o conteúdo de forma lúdica e divertida, além de promover o raciocínio lógico. A habilidade BNCC EF15LP03 é contemplada, pois envolve o uso de vocabulário adequado em contextos variados.

4. Análise de Poemas

Os alunos podem analisar poemas, identificando rimas, métricas e figuras de linguagem. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo apresenta suas descobertas para a turma. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a análise de diferentes formas de expressão poética.

5. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas abordados em sala, utilizando textos informativos e imagens. Essa atividade estimula a pesquisa e a síntese de informações, além de desenvolver habilidades de comunicação visual. A habilidade BNCC EF15LP05 é contemplada, pois envolve a produção de textos com diferentes finalidades.

6. Debates sobre Temas Relevantes

Promover debates em sala de aula sobre temas atuais ou relevantes para os alunos é uma excelente forma de desenvolver a argumentação e o respeito à diversidade de opiniões. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP06, que propõe a prática de oralidade e argumentação em contextos diversos.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando diálogos e narrativas visuais. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão de diferentes formas de linguagem. A habilidade BNCC EF15LP07 é contemplada, pois envolve a produção de textos em diferentes suportes e formatos.

8. Leitura de Fábulas e Reflexão Moral

A leitura de fábulas é uma ótima maneira de discutir valores e lições de vida. Após a leitura, os alunos podem refletir sobre a moral da história e relacioná-la ao seu cotidiano. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP08, que propõe a reflexão crítica sobre textos literários.

9. Jogos de Rimas e Sonoridades

Realizar jogos que envolvam rimas e sonoridades ajuda os alunos a desenvolverem a consciência fonológica. Atividades como “Quem rima com…?” ou “Complete a rima” são divertidas e educativas. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EF15LP09, que envolve a exploração de sonoridades na língua portuguesa.

10. Criação de Blog ou Diário Virtual

Os alunos podem criar um blog ou diário virtual onde compartilham suas experiências, reflexões e produções textuais. Essa atividade estimula a escrita e a interação digital, além de desenvolver a responsabilidade sobre o que publicam. A habilidade BNCC EF15LP10 é contemplada, pois envolve a produção de textos em ambientes digitais.