15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental matemática tabuada

1. Jogo da Tabuada

Uma atividade divertida que envolve o uso de um tabuleiro com números de 1 a 10. Os alunos jogam um dado e devem multiplicar o número que sair pelo número correspondente na tabuada. Essa atividade desenvolve a habilidade de resolver problemas matemáticos, conforme a habilidade BNCC (EF03MA08).

2. Cartões de Memória

Os alunos criam cartões com perguntas de multiplicação em um lado e as respostas no outro. Em duplas, eles jogam um jogo de memória, tentando encontrar os pares corretos. Essa atividade estimula a memória e a agilidade mental, alinhando-se à habilidade BNCC (EF03MA07).

3. Música da Tabuada

Os alunos escolhem uma música popular e adaptam a letra para incluir a tabuada. Em seguida, eles apresentam a canção para a turma. Essa atividade promove a criatividade e a memorização, atendendo à habilidade BNCC (EF03MA09).

4. Desafio da Tabuada

Os alunos são divididos em grupos e recebem um desafio de resolver uma série de problemas de multiplicação em um tempo determinado. O grupo que resolver mais problemas corretamente ganha. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e a rapidez no raciocínio, conforme a habilidade BNCC (EF03MA06).

5. Tabuada em Quadrinhos

Os alunos criam uma história em quadrinhos que ilustra a tabuada de um número específico. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão da multiplicação, alinhando-se à habilidade BNCC (EF03MA08).

6. Bingo da Tabuada

Os alunos recebem cartelas de bingo com resultados de multiplicações. O professor chama as multiplicações e os alunos marcam os resultados. O primeiro a completar a cartela ganha. Essa atividade é divertida e reforça o aprendizado, conforme a habilidade BNCC (EF03MA07).

7. Jogo de Tabuada Online

Utilizando plataformas digitais, os alunos jogam jogos interativos que envolvem a tabuada. Essa atividade promove o uso da tecnologia e o aprendizado de forma lúdica, alinhando-se à habilidade BNCC (EF03MA09).

8. Atividade de Artes com Tabuada

Os alunos criam um mural com a tabuada, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade promove a conscientização ambiental e a memorização da tabuada, conforme a habilidade BNCC (EF03MA06).

9. Contação de Histórias Matemáticas

Os alunos criam histórias que envolvem multiplicações e as apresentam para a turma. Essa atividade estimula a narrativa e a compreensão da matemática, alinhando-se à habilidade BNCC (EF03MA08).

10. Tabuada em Movimento

Os alunos participam de uma gincana onde cada estação apresenta um desafio de multiplicação. Eles devem resolver o problema para avançar para a próxima estação. Essa atividade promove a atividade física e o aprendizado, conforme a habilidade BNCC (EF03MA07).

11. Jogo da Roleta da Tabuada

Os alunos giram uma roleta com números de 1 a 10 e devem responder a multiplicação correspondente. Essa atividade é dinâmica e estimula a rapidez no raciocínio, alinhando-se à habilidade BNCC (EF03MA09).

12. Tabuada em Duetos

Os alunos formam duplas e criam diálogos que envolvem a tabuada, apresentando para a turma. Essa atividade estimula a comunicação e a memorização, conforme a habilidade BNCC (EF03MA08).

13. Caça ao Tesouro da Tabuada

Os alunos participam de uma caça ao tesouro onde cada pista envolve uma multiplicação. Eles devem resolver os problemas para encontrar o próximo local. Essa atividade é envolvente e estimula o raciocínio lógico, alinhando-se à habilidade BNCC (EF03MA06).

14. Tabuada em Jogo de Tabuleiro

Os alunos criam um jogo de tabuleiro onde cada casa representa uma multiplicação. Ao cair em uma casa, devem responder corretamente para avançar. Essa atividade promove a interação e o aprendizado, conforme a habilidade BNCC (EF03MA07).

15. Desenho da Tabuada

Os alunos desenham uma representação visual da tabuada, utilizando cores e formas. Essa atividade estimula a criatividade e a memorização, alinhando-se à habilidade BNCC (EF03MA09).