15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental jogos e brincadeiras

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave

Uma atividade que estimula a memória e o vocabulário dos alunos é o Jogo da Memória com Palavras-Chave. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras relacionadas a um tema estudado, como ciências ou literatura. Ao virar os cartões, eles devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que envolve a leitura e a interpretação de textos.

2. Caça ao Tesouro Matemático

O Caça ao Tesouro Matemático é uma atividade que combina resolução de problemas com diversão. Os alunos recebem pistas que os levam a diferentes locais da escola, onde devem resolver questões matemáticas para avançar. Essa atividade atende à habilidade EF03MA02, que envolve a resolução de problemas utilizando operações matemáticas.

3. Teatro de Fantoches sobre Histórias

Os alunos podem criar um teatro de fantoches baseado em histórias que leram. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de promover o trabalho em grupo. Está alinhada à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos orais e escritos.

4. Jogo de Role-Playing sobre Cidadania

O Jogo de Role-Playing permite que os alunos assumam papéis de cidadãos em diferentes situações sociais. Eles devem discutir e encontrar soluções para problemas comunitários, desenvolvendo habilidades de argumentação e empatia. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF12CI05, que aborda a importância da cidadania e do respeito às diferenças.

5. Bingo de Ciências

O Bingo de Ciências é uma maneira divertida de revisar conteúdos. Os alunos recebem cartelas com termos científicos e, à medida que o professor vai chamando as definições, eles marcam os termos correspondentes. Essa atividade está alinhada à habilidade EF03CI01, que envolve a identificação de características dos seres vivos.

6. Jogo da Velha com Problemas de Português

O Jogo da Velha pode ser adaptado para revisar conteúdos de Língua Portuguesa. Os alunos devem responder a perguntas sobre gramática ou interpretação de texto para marcar suas jogadas. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que envolve a análise de diferentes gêneros textuais.

7. Corrida de Revezamento com Questões de História

Nesta atividade, os alunos formam equipes e competem em uma corrida de revezamento. A cada volta, eles devem responder a uma pergunta sobre a história do Brasil. Essa atividade está alinhada à habilidade EF09HI02, que envolve a análise de eventos históricos e suas consequências.

8. Jogo de Tabuleiro sobre Geografia

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que aborde temas geográficos, como capitais, países e características físicas. Ao jogar, eles aprendem de forma lúdica e interativa. Essa atividade atende à habilidade EF04GE01, que envolve a localização de países e suas características.

9. Atividade de Artes com Reciclagem

Os alunos podem criar obras de arte utilizando materiais recicláveis. Essa atividade promove a consciência ambiental e a criatividade, além de estar alinhada à habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção de arte.

10. Quiz Interativo sobre Literatura

Um quiz interativo pode ser uma maneira divertida de revisar obras literárias. Os alunos podem responder a perguntas em grupos, promovendo a discussão e a análise crítica. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP04, que envolve a análise de obras literárias e suas características.