15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental II

1. Jogo de Tabuleiro sobre História e Geografia

Desenvolva um jogo de tabuleiro que aborde temas de História e Geografia, permitindo que os alunos explorem eventos históricos e características geográficas do Brasil e do mundo. Os alunos podem criar perguntas e respostas relacionadas às habilidades da BNCC, como a habilidade de identificar e analisar eventos históricos (Habilidades: EF09HI01, EF09GE01).

2. Debate sobre Questões Sociais

Organize um debate em sala de aula sobre questões sociais contemporâneas, como desigualdade, meio ambiente e direitos humanos. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico (Habilidades: EF09CI03, EF09GE02).

3. Produção de Podcast

Os alunos podem criar um podcast sobre um tema relevante estudado em sala, como literatura, ciências ou história. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita e a oratória, além de ser uma forma moderna de comunicação (Habilidades: EF09LP01, EF09LP02).

4. Criação de Blog Educacional

Incentive os alunos a criar um blog onde possam compartilhar suas reflexões sobre os conteúdos estudados. Essa atividade promove a escrita criativa e a utilização de recursos digitais (Habilidades: EF09LP03, EF09LP04).

5. Experimentos Científicos

Realize experimentos científicos em sala de aula, onde os alunos possam aplicar o método científico. Eles devem formular hipóteses, realizar experimentos e apresentar os resultados (Habilidades: EF09CI01, EF09CI02).

6. Projeto de Sustentabilidade

Desenvolva um projeto de sustentabilidade em que os alunos identifiquem problemas ambientais na escola ou na comunidade e proponham soluções. Essa atividade promove a consciência ambiental e o trabalho em equipe (Habilidades: EF09GE03, EF09CI04).

7. Análise de Obras de Arte

Proponha uma atividade de análise de obras de arte, onde os alunos devem pesquisar sobre diferentes estilos e artistas. Eles podem apresentar suas análises em formato de apresentação ou mural (Habilidades: EF09AR01, EF09AR02).

8. Leitura e Interpretação de Textos Literários

Realize atividades de leitura e interpretação de textos literários, onde os alunos devem discutir os temas, personagens e contextos das obras. Essa prática desenvolve a compreensão leitora e a análise crítica (Habilidades: EF09LP05, EF09LP06).

9. Simulação de Conferência Internacional

Organize uma simulação de conferência internacional, onde os alunos representam diferentes países e discutem temas globais. Essa atividade estimula o conhecimento sobre relações internacionais e diplomacia (Habilidades: EF09GE04, EF09HI02).

10. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre temas abordados nas aulas, utilizando recursos audiovisuais para explicar conceitos de forma criativa. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e tecnologia (Habilidades: EF09LP07, EF09CI05).