15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental espanhol

1. Jogo de Vocabulário em Duplas

Os alunos se dividem em duplas e recebem cartões com palavras em espanhol. Cada dupla deve criar frases utilizando as palavras sorteadas, promovendo a prática da construção de frases e a ampliação do vocabulário. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos em língua espanhola.

2. Roda de Conversa sobre Cultura Hispânica

Organizar uma roda de conversa onde os alunos compartilham informações sobre a cultura de países hispanofalantes. Essa atividade estimula a oralidade e o respeito à diversidade cultural, atendendo à habilidade EF15LP02, que trata da compreensão e produção de textos orais.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos utilizando diálogos em espanhol. Essa atividade incentiva a criatividade e a prática da escrita, além de desenvolver a habilidade de interpretação de textos, conforme a habilidade EF15LP03.

4. Jogo de Adivinhação de Palavras

Os alunos jogam um jogo de adivinhação onde devem descrever uma palavra em espanhol sem mencioná-la, enquanto os colegas tentam adivinhar. Essa atividade promove a prática da oralidade e a construção de vocabulário, alinhando-se à habilidade EF15LP04.

5. Produção de Vídeos em Espanhol

Os alunos devem produzir pequenos vídeos em espanhol sobre temas de seu interesse. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua, além de desenvolver habilidades de comunicação, conforme a habilidade EF15LP05.

6. Jogo de Memória com Verbos

Criação de um jogo de memória utilizando verbos em espanhol. Os alunos devem encontrar os pares de verbos e, ao fazer isso, devem conjugar os verbos em frases. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve a utilização de verbos em contextos variados.

7. Debate sobre Temas Atuais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas atuais, onde os alunos devem se expressar em espanhol. Essa atividade desenvolve a argumentação e a capacidade de se posicionar, alinhando-se à habilidade EF15LP07.

8. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos criam cartazes sobre temas culturais ou sociais em países hispanofalantes, utilizando o espanhol para descrever as informações. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, conforme a habilidade EF15LP08.

9. Leitura de Contos em Espanhol

Os alunos leem contos em espanhol e, em seguida, discutem os principais elementos da narrativa. Essa atividade promove a compreensão de leitura e a análise crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP09.

10. Música e Letra

Os alunos escolhem uma música em espanhol, analisam a letra e discutem seu significado. Essa atividade desenvolve a interpretação de texto e a apreciação musical, conforme a habilidade EF15LP10.

11. Entrevistas em Espanhol

Os alunos realizam entrevistas com colegas ou familiares em espanhol, praticando a oralidade e a escuta ativa. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP11, que envolve a produção e compreensão de textos orais.

12. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos participam de um jogo de perguntas e respostas sobre a língua e cultura hispânica. Essa atividade estimula o conhecimento e a prática da língua, alinhando-se à habilidade EF15LP12.

13. Criação de Blog em Espanhol

Os alunos criam um blog onde escrevem sobre temas de interesse em espanhol. Essa atividade desenvolve a escrita e a expressão pessoal, conforme a habilidade EF15LP13.

14. Teatro em Espanhol

Os alunos encenam pequenas peças de teatro em espanhol, promovendo a prática da oralidade e a expressão corporal. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP14, que envolve a produção de textos orais e dramáticos.

15. Jogos Interativos Online

Os alunos utilizam plataformas online para jogar jogos educativos em espanhol, promovendo a aprendizagem de forma lúdica. Essa atividade estimula o uso da tecnologia e a prática da língua, conforme a habilidade EF15LP15.