15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental educação física basquete

1. Jogo de Basquete Adaptado

Uma atividade que pode ser realizada em sala de aula ou no pátio, onde os alunos são divididos em equipes e jogam basquete com regras adaptadas. O objetivo é promover a inclusão e a participação de todos, independentemente do nível de habilidade. Os alunos devem trabalhar em equipe, respeitar as regras e desenvolver habilidades motoras. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Habilidades com Bola

Organize um circuito com diferentes estações, onde os alunos devem realizar atividades que envolvem dribles, passes e arremessos. Cada estação pode ter um desafio específico, como driblar em zigue-zague ou arremessar de diferentes distâncias. Essa atividade ajuda a aprimorar as habilidades técnicas dos alunos. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Torneio de Basquete

Promova um torneio de basquete entre as turmas, onde os alunos podem competir em equipes. Isso estimula o espírito esportivo, a colaboração e o respeito entre os colegas. Além disso, é uma ótima oportunidade para aplicar as regras do jogo e desenvolver a estratégia em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Aulas de Técnica de Arremesso

Dedique uma aula exclusivamente para ensinar a técnica correta de arremesso. Utilize vídeos e demonstrações práticas para ilustrar os fundamentos. Os alunos devem praticar em duplas, corrigindo-se mutuamente. Essa atividade é essencial para melhorar a precisão e a confiança dos alunos ao arremessar. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogos de Passes

Realize jogos que enfatizam a importância do passe no basquete. Os alunos podem praticar passes em movimento, passes de peito e passes picados. Divida a turma em grupos e crie desafios, como completar um número específico de passes sem perder a bola. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Basquete com Obstáculos

Crie um percurso com obstáculos que os alunos devem superar enquanto driblam a bola. Isso pode incluir cones, cordas ou outros materiais que desafiem a coordenação e o controle da bola. Essa atividade ajuda a desenvolver a agilidade e a percepção espacial. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Análise de Jogos Profissionais

Leve os alunos a assistirem a um jogo de basquete profissional e, em seguida, promova uma discussão sobre as estratégias utilizadas pelas equipes. Os alunos podem analisar jogadas específicas e discutir o que funcionou ou não, desenvolvendo habilidades críticas e analíticas. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Criação de Jogadas

Divida os alunos em grupos e peça que criem suas próprias jogadas de basquete. Cada grupo deve apresentar sua jogada para a turma, explicando a estratégia e os movimentos envolvidos. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Basquete em Duplas

Realize uma atividade onde os alunos jogam em duplas, focando na comunicação e na colaboração. Eles devem passar a bola um para o outro e tentar fazer pontos em uma cesta. Essa dinâmica ajuda a desenvolver a confiança e a habilidade de trabalhar em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Desafio de Arremessos

Crie um desafio de arremessos onde os alunos devem tentar marcar pontos de diferentes posições na quadra. Cada posição pode ter uma pontuação diferente, incentivando os alunos a se moverem e a tentarem arremessos de longa distância. Habilidade BNCC: EF15EF10.