15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental educação física

1. Jogo da Memória com Esportes

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com imagens de diferentes esportes e suas regras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e o conhecimento sobre as modalidades esportivas. Esta atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15EF01, que aborda o reconhecimento de diferentes práticas corporais.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organizar um circuito com estações que envolvam diferentes atividades físicas, como saltos, corridas, e exercícios de força. Os alunos devem passar por cada estação, realizando a atividade proposta. Essa dinâmica estimula a prática de exercícios variados e a superação de desafios, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a importância da atividade física para a saúde.

3. Dança das Cadeiras com Temas de Esportes

Uma versão adaptada do clássico jogo da dança das cadeiras, onde cada cadeira representa um esporte. Quando a música parar, os alunos devem se sentar na cadeira correspondente ao esporte que mais gostam. Essa atividade promove a discussão sobre as preferências esportivas e o respeito às escolhas dos colegas, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF03, que trata da convivência e do respeito mútuo.

4. Criação de Coreografias em Grupo

Os alunos são divididos em grupos e devem criar uma coreografia que represente um esporte específico. Essa atividade estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a expressão corporal, além de promover o conhecimento sobre as características dos esportes escolhidos. Está alinhada à habilidade BNCC EF15EF04, que aborda a expressão corporal e a dança.

5. Torneio de Mini-Esportes

Organizar um torneio com mini-jogos de diferentes esportes, como mini-futebol, mini-basquete e vôlei. Os alunos são divididos em equipes e competem entre si. Essa atividade incentiva a prática esportiva e o espírito de equipe, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF05, que enfatiza a importância do trabalho em equipe e da competição saudável.

6. Aulas de Yoga para Crianças

Introduzir os alunos ao yoga, ensinando posturas simples e técnicas de respiração. Essa atividade promove o relaxamento, a concentração e a consciência corporal. A prática de yoga está alinhada à habilidade BNCC EF15EF06, que aborda a importância do autocuidado e do bem-estar.

7. Gincana de Atividades Físicas

Realizar uma gincana com diversas provas que envolvam habilidades físicas, como corrida de obstáculos, arremesso de bola e corrida de saco. Essa atividade estimula a competição saudável e a superação de limites, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF07, que trata da valorização do esforço e da superação.

8. Jogos Tradicionais Brasileiros

Ensinar e praticar jogos tradicionais brasileiros, como a queimada, o pega-pega e a amarelinha. Essa atividade valoriza a cultura local e promove a socialização entre os alunos, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF08, que aborda a diversidade cultural e a valorização das práticas tradicionais.

9. Atividades de Orientação e Aventura

Organizar uma atividade de orientação, onde os alunos devem seguir pistas e encontrar pontos específicos em um espaço determinado. Essa atividade desenvolve habilidades de trabalho em equipe, raciocínio lógico e percepção espacial, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF09, que enfatiza a importância da exploração e do conhecimento do espaço.

10. Criação de um Jornal de Atividades Físicas

Os alunos devem criar um jornal que documente as atividades físicas realizadas ao longo do semestre, incluindo entrevistas com colegas sobre suas experiências e preferências esportivas. Essa atividade estimula a escrita, a reflexão e a comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF10, que aborda a produção de textos e a comunicação oral.