15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental anos iniciais

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade que estimula a memória e o raciocínio lógico dos alunos. Os alunos devem criar pares de cartões com números e suas representações em formas geométricas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02MA05, que envolve a identificação e a representação de números.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Os alunos podem criar fantoches com materiais recicláveis e, em seguida, contar histórias que abordem temas da BNCC, como diversidade e respeito. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP01, que trata da produção e interpretação de narrativas.

3. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos que demonstrem conceitos básicos de ciências, como a flutuação e a densidade. Os alunos podem trabalhar em grupos para observar e registrar os resultados, alinhando-se à habilidade EF02CI01, que envolve a investigação de fenômenos naturais.

4. Criação de um Jornal da Escola

Os alunos podem desenvolver um jornal escolar, onde escreverão sobre eventos e atividades da escola. Essa atividade promove a escrita e a leitura, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos em diferentes gêneros.

5. Mapa Conceitual sobre o Meio Ambiente

Os alunos podem criar mapas conceituais que relacionem diferentes aspectos do meio ambiente, como poluição e preservação. Essa atividade está ligada à habilidade EF02CI03, que trata da compreensão de interações entre os seres vivos e o meio ambiente.

6. Atividades de Matemática com Jogos de Tabuleiro

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvam operações matemáticas, como adição e subtração, para tornar o aprendizado mais lúdico. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02MA01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

7. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos curtos sobre temas estudados, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos multimídia.

8. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina onde os alunos possam criar obras de arte utilizando materiais recicláveis. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02AR01, que envolve a apreciação e a produção de arte.

9. Debates sobre Temas Sociais

Organizar debates em sala de aula sobre temas sociais relevantes, como cidadania e direitos humanos. Essa atividade promove a argumentação e o respeito à diversidade, alinhando-se à habilidade EF15CD01, que trata da convivência e do respeito mútuo.

10. Caça ao Tesouro com Perguntas de Conhecimento

Realizar uma caça ao tesouro onde os alunos precisam responder perguntas relacionadas ao conteúdo estudado para encontrar pistas. Essa atividade está ligada à habilidade EF02HI02, que envolve a pesquisa e a interpretação de informações históricas.