15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental 3º ano

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem formar pares com palavras e suas definições, promovendo a fixação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Texto Colaborativa

Os alunos se dividem em grupos e, utilizando um quadro colaborativo, escrevem uma história em conjunto. Cada grupo é responsável por um parágrafo, estimulando a criatividade e a escrita coletiva. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Mapa Conceitual sobre o Meio Ambiente

Nesta atividade, os alunos criam um mapa conceitual que relaciona diferentes aspectos do meio ambiente, como poluição, conservação e biodiversidade. Essa atividade promove a pesquisa e a organização do conhecimento. Habilidade BNCC: EF15CI01.

4. Debate sobre Cidadania

Os alunos são divididos em grupos para debater temas relacionados à cidadania, como direitos e deveres. Essa atividade desenvolve habilidades argumentativas e de escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15CD01.

5. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos produzem um jornal com notícias, entrevistas e reportagens sobre a vida escolar. Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples em sala de aula, como a produção de um vulcão com bicarbonato e vinagre, permite que os alunos aprendam sobre reações químicas de forma prática e divertida. Habilidade BNCC: EF15CI02.

7. Leitura e Interpretação de Textos

Os alunos leem um texto e, em seguida, realizam atividades de interpretação, como responder perguntas e discutir o conteúdo em grupos. Essa prática melhora a compreensão leitora. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos criam cartazes sobre temas relevantes, como saúde e prevenção de doenças. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a conscientização. Habilidade BNCC: EF15CI03.

9. Jogos Matemáticos

Utilizar jogos matemáticos, como dominós e quebra-cabeças, ajuda os alunos a desenvolverem habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15MA01.

10. Visitas Virtuais a Museus

Realizar visitas virtuais a museus e exposições permite que os alunos conheçam a história e a cultura de diferentes lugares sem sair da sala de aula. Essa atividade enriquece o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15HI01.

11. Atividades de Educação Física

Promover jogos e atividades físicas que desenvolvam habilidades motoras e o trabalho em equipe, como o futebol e o vôlei, contribui para a saúde e o bem-estar dos alunos. Habilidade BNCC: EF15EF01.

12. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos curtos sobre um tema estudado, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP05.

13. Atividades de Artes Visuais

Os alunos desenvolvem projetos de artes visuais, como pintura e escultura, relacionados a temas estudados em sala. Essa atividade estimula a expressão artística e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR01.

14. Contação de Histórias

Promover sessões de contação de histórias, onde os alunos podem narrar contos ou fábulas, desenvolve a oralidade e a imaginação. Habilidade BNCC: EF15LP06.

15. Criação de um Blog da Turma

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências, reflexões e produções textuais. Essa atividade estimula a escrita e o uso de tecnologias digitais. Habilidade BNCC: EF15LP07.