15 Ideias de Atividades (BNCC) ensinando a ler e escrever com parlendas

1. Parlendas em Roda de Leitura

Organize uma roda de leitura onde os alunos possam recitar parlendas em grupo. Essa atividade estimula a oralidade e a memorização, além de promover a interação entre os alunos. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que envolve a leitura e a interpretação de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Cartazes com Parlendas

Peça aos alunos que escolham uma parlenda e a ilustrem em um cartaz. Essa atividade desenvolve a criatividade e a habilidade de escrita, além de permitir que os alunos explorem a relação entre texto e imagem. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP02, que trata da produção de textos em diferentes suportes.

3. Jogo da Memória com Parlendas

Crie um jogo da memória utilizando pares de cartões com partes de parlendas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda na familiarização com o texto e na prática da leitura. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03, que envolve a leitura e a produção de textos orais e escritos.

4. Parlendas em Duetos

Divida a turma em duplas e peça que cada dupla escolha uma parlenda para apresentar em forma de dueto. Essa atividade promove a expressão oral e a entonação correta das palavras. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04, que aborda a leitura e a interpretação de textos em diferentes contextos.

5. Criação de um Livro de Parlendas

Os alunos podem coletar parlendas e organizá-las em um livro, ilustrando cada uma delas. Essa atividade estimula a escrita e a organização textual, além de resultar em um produto final que pode ser compartilhado com a turma. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP05, que envolve a produção de textos coletivos.

6. Parlendas e Música

Transforme parlendas em canções, incentivando os alunos a criar melodias para as parlendas escolhidas. Essa atividade integra música e literatura, facilitando a memorização e a compreensão do texto. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP06, que trata da leitura e da produção de textos em diferentes gêneros.

7. Atividade de Reescrita

Proponha que os alunos reescrevam uma parlenda, mudando algumas palavras ou criando novas rimas. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre a estrutura do texto. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP07, que envolve a produção de textos com variações de gênero e estilo.

8. Parlendas em Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos baseados em parlendas, ilustrando a história contida nelas. Essa atividade desenvolve a habilidade de síntese e a interpretação visual do texto. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP08, que aborda a leitura e a produção de textos em diferentes formatos.

9. Competição de Parlendas

Realize uma competição onde os alunos devem recitar parlendas de memória. Essa atividade incentiva a prática da oralidade e a confiança ao falar em público. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP09, que envolve a leitura e a interpretação de textos orais.

10. Parlendas e Jogos de Palavras

Crie jogos de palavras utilizando as parlendas, como cruzadinhas ou caça-palavras. Essa atividade ajuda os alunos a reconhecerem palavras e a desenvolverem o vocabulário. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP10, que trata da leitura e da produção de textos escritos.