15 Ideias de Atividades (BNCC) ENEM 2016

1. Análise de Texto Literário

Uma atividade que envolve a leitura e análise de um texto literário, onde os alunos devem identificar elementos como tema, personagens e enredo. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo discussões sobre as interpretações do texto. Habilidade BNCC: EF15LP02.

2. Produção de Texto Argumentativo

Os alunos devem produzir um texto argumentativo sobre um tema atual, utilizando dados e informações relevantes. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a capacidade de argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP03.

3. Debate sobre Questões Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre questões sociais, como desigualdade e direitos humanos. Os alunos devem se preparar com pesquisas e apresentar suas opiniões de forma respeitosa. Habilidade BNCC: EF15LP04.

4. Criação de Podcast Educacional

Os alunos podem criar um podcast sobre um tema estudado, onde discutem e compartilham informações. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP05.

5. Análise de Gráficos e Dados

Os alunos devem analisar gráficos e dados estatísticos relacionados a um tema específico, como saúde ou educação, e apresentar suas conclusões. Habilidade BNCC: EF15MA12.

6. Projeto de Pesquisa em Grupo

Dividir a turma em grupos para realizar um projeto de pesquisa sobre um tema relevante, envolvendo coleta de dados e apresentação dos resultados. Habilidade BNCC: EF15CI01.

7. Criação de Blog Educacional

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas reflexões e aprendizados sobre temas estudados. Essa atividade estimula a escrita e o uso de plataformas digitais. Habilidade BNCC: EF15LP06.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre conteúdos abordados em sala, incentivando a revisão e a fixação do conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP07.

9. Elaboração de Cartazes Informativos

Os alunos devem criar cartazes informativos sobre um tema específico, utilizando imagens e textos que sintetizem as informações. Habilidade BNCC: EF15AR01.

10. Simulação de Conferência

Realizar uma simulação de conferência onde os alunos representam diferentes países e discutem um tema global, como mudanças climáticas. Habilidade BNCC: EF15GE01.