15 Ideias de Atividades (BNCC) encontros vocálicos educação infantil

1. Jogo dos Sons

Os alunos se reúnem em círculo e um deles inicia o jogo fazendo um som de vogal (a, e, i, o, u). Os demais devem repetir o som em sequência, aumentando a intensidade e a velocidade. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção auditiva e a articulação das vogais. Habilidade BNCC: (EF15LP01).

2. Caça às Vogais

Prepare cartões com imagens de objetos que contenham vogais. As crianças devem procurar as imagens e identificar as vogais presentes em cada palavra. Essa atividade estimula o reconhecimento das vogais e amplia o vocabulário. Habilidade BNCC: (EF15LP02).

3. Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam uma história em quadrinhos utilizando palavras que começam com diferentes vogais. Eles devem desenhar e escrever as falas dos personagens, promovendo a criatividade e a prática da escrita. Habilidade BNCC: (EF15LP03).

4. Música das Vogais

Utilize músicas infantis que enfatizem as vogais. As crianças podem cantar e acompanhar com gestos, facilitando a memorização e a identificação dos sons. Habilidade BNCC: (EF15LP04).

5. Bingo das Vogais

Crie cartelas de bingo com palavras que contenham vogais. Ao sortear as palavras, os alunos devem marcar em suas cartelas, promovendo a atenção e o reconhecimento das vogais em diferentes contextos. Habilidade BNCC: (EF15LP05).

6. Teatro das Vogais

Os alunos escolhem uma vogal e criam uma pequena peça de teatro onde todos os diálogos devem conter palavras que a incluam. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade. Habilidade BNCC: (EF15LP06).

7. Desenho das Vogais

Cada criança escolhe uma vogal e deve desenhar algo que comece com essa letra. Em seguida, apresentam seus desenhos para a turma, promovendo a fala e a identificação das vogais. Habilidade BNCC: (EF15LP07).

8. Jogo da Memória

Crie um jogo da memória com pares de cartões que contenham palavras e imagens que começam com as vogais. As crianças devem encontrar os pares, desenvolvendo a memória e o reconhecimento das vogais. Habilidade BNCC: (EF15LP08).

9. Atividade de Recorte e Colagem

Forneça revistas para que os alunos recortem imagens de objetos que contenham vogais e montem um painel. Essa atividade estimula a coordenação motora e a identificação visual das vogais. Habilidade BNCC: (EF15LP09).

10. Contação de Histórias

Os alunos devem contar uma história que contenha o maior número possível de palavras com vogais. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da oralidade. Habilidade BNCC: (EF15LP10).

11. Jogo de Rimas

As crianças se revezam para dizer palavras que rimam e que contenham vogais. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência fonológica e a criatividade. Habilidade BNCC: (EF15LP11).

12. Atividade de Sílaba

Os alunos devem separar palavras em sílabas, destacando as vogais. Essa atividade ajuda na compreensão da estrutura das palavras e no reconhecimento das vogais. Habilidade BNCC: (EF15LP12).

13. Pintura das Vogais

Cada criança recebe uma folha com as vogais e deve pintá-las de cores diferentes. Após a pintura, devem falar palavras que começam com cada vogal, promovendo a identificação e a expressão oral. Habilidade BNCC: (EF15LP13).

14. Jogo de Adivinhação

Um aluno pensa em uma palavra que contém uma vogal e os outros devem fazer perguntas para adivinhar qual é. Essa atividade estimula o raciocínio e o uso da linguagem. Habilidade BNCC: (EF15LP14).

15. Criação de Poemas

Os alunos devem criar pequenos poemas que incluam palavras com vogais. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita, além de promover a apreciação da linguagem. Habilidade BNCC: (EF15LP15).