15 Ideias de Atividades (BNCC) em cima, embaixo educação infantil

1. Brincadeira de Faz de Conta

A atividade de faz de conta é essencial para o desenvolvimento da imaginação e criatividade das crianças. Os alunos podem criar cenários e personagens, utilizando objetos do cotidiano como brinquedos. Essa atividade estimula a linguagem, a socialização e a expressão emocional. Habilidade BNCC: EI01CG03.

2. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática que promove a escuta ativa e o desenvolvimento da linguagem oral. Os professores podem utilizar livros ilustrados ou fantoches para tornar a atividade mais dinâmica. Além disso, os alunos podem ser incentivados a criar suas próprias histórias, desenvolvendo a criatividade. Habilidade BNCC: EI01LP01.

3. Atividades com Massinha de Modelar

Trabalhar com massinha de modelar é uma excelente forma de desenvolver a coordenação motora fina das crianças. Os alunos podem criar formas, letras e até personagens, estimulando a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EI01ET01.

4. Jogos de Roda

Os jogos de roda são tradicionais e promovem a interação social entre as crianças. Atividades como “Ciranda Cirandinha” ou “A Canção do Pato” ajudam a desenvolver o ritmo e a memória. Além disso, essas brincadeiras são ótimas para trabalhar a noção de coletividade. Habilidade BNCC: EI01EF01.

5. Pintura com os Dedos

A pintura com os dedos é uma atividade sensorial que permite que as crianças explorem cores e texturas. Essa prática estimula a criatividade e a expressão artística, além de ser uma forma divertida de trabalhar a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI01AR01.

6. Caça ao Tesouro

Organizar uma caça ao tesouro é uma forma divertida de trabalhar a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Os alunos podem seguir pistas e realizar pequenas tarefas para encontrar o “tesouro”. Essa atividade também pode ser adaptada para ensinar conceitos de matemática e ciências. Habilidade BNCC: EI01MA03.

7. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples com água, como a mistura de cores ou a flutuação de objetos, é uma maneira eficaz de introduzir conceitos de ciências. As crianças podem observar e registrar suas descobertas, desenvolvendo habilidades de investigação. Habilidade BNCC: EI01CI01.

8. Criação de Máscaras

A confecção de máscaras com materiais recicláveis estimula a criatividade e a expressão artística. As crianças podem usar suas máscaras em brincadeiras de teatro, desenvolvendo a linguagem e a imaginação. Habilidade BNCC: EI01AR02.

9. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem na rotina escolar é uma ótima forma de ensinar sobre a natureza e a importância do meio ambiente. As crianças podem plantar sementes e acompanhar o crescimento das plantas, desenvolvendo habilidades de observação e cuidado. Habilidade BNCC: EI01CI02.

10. Músicas e Danças

Incorporar músicas e danças nas atividades diárias ajuda a desenvolver o ritmo e a coordenação motora. Os alunos podem aprender canções tradicionais e criar suas próprias coreografias, estimulando a expressão corporal e a socialização. Habilidade BNCC: EI01EF02.