15 Ideias de Atividades (BNCC) em cima e embaixo educação infantil

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática rica que estimula a imaginação e a linguagem das crianças. Os professores podem escolher livros que abordem temas do cotidiano ou que estejam alinhados com a BNCC, como a diversidade cultural. A habilidade BNCC correspondente é EI01CG01, que envolve a apreciação de narrativas e a construção de significados.

2. Jogo de Rimas

Os jogos de rimas são uma excelente forma de trabalhar a linguagem oral e a musicalidade das palavras. Os alunos podem criar rimas com palavras do seu cotidiano, promovendo a habilidade EI01LP01 da BNCC, que trata da exploração da linguagem oral e escrita. Essa atividade pode ser realizada em grupos, incentivando a colaboração.

3. Pintura com Elementos da Natureza

Utilizar folhas, flores e outros elementos naturais como pincéis para pintura é uma atividade que conecta as crianças com o meio ambiente. Essa prática está alinhada com a habilidade EI02ET01 da BNCC, que envolve a exploração de materiais e técnicas artísticas. Além de estimular a criatividade, promove a conscientização ambiental.

4. Caça ao Tesouro Educacional

Organizar uma caça ao tesouro com pistas que envolvam questões de matemática e linguagem é uma forma divertida de aprender. As crianças podem trabalhar em equipe, desenvolvendo habilidades sociais e cognitivas. Essa atividade está relacionada à habilidade EI03MA02 da BNCC, que aborda a resolução de problemas matemáticos.

5. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches permite que as crianças expressem suas emoções e desenvolvam a criatividade. Os professores podem criar roteiros que abordem temas da BNCC, como a convivência e o respeito. A habilidade EI03EF01 é relevante aqui, pois envolve a expressão corporal e a comunicação.

6. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de cores ou a observação de plantas, estimula a curiosidade e o raciocínio lógico. Essa atividade está alinhada com a habilidade EI02CN01 da BNCC, que envolve a exploração de fenômenos naturais e a formulação de hipóteses.

7. Criação de um Jardim Sensorial

Montar um jardim sensorial com diferentes texturas, cheiros e cores é uma atividade que estimula os sentidos das crianças. Essa prática está relacionada à habilidade EI03CI01 da BNCC, que trata da exploração do ambiente e dos seres vivos. Além disso, promove a interação com a natureza.

8. Música e Movimento

Integrar música e movimento em atividades diárias ajuda no desenvolvimento motor e na coordenação. Os professores podem usar canções que abordem temas da BNCC, como a cultura brasileira. A habilidade EI03EF02 é pertinente, pois envolve a expressão e a apreciação musical.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimular as crianças a criar suas próprias histórias em quadrinhos é uma forma divertida de trabalhar a escrita e a narrativa. Essa atividade está alinhada com a habilidade EI02LP02 da BNCC, que envolve a produção de textos. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a colaboração.

10. Jogos de Tabuleiro Educativos

Utilizar jogos de tabuleiro que abordem conteúdos de matemática e linguagem é uma excelente forma de aprendizagem lúdica. Essa atividade está relacionada à habilidade EI03MA03 da BNCC, que trata da resolução de problemas e do raciocínio lógico. Os jogos também ajudam a desenvolver a paciência e a estratégia.