15 Ideias de Atividades (BNCC) em ciências

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que envolve o cultivo de diferentes tipos de plantas em condições variadas, como luz, água e solo. Os alunos podem observar o crescimento e as adaptações das plantas, relacionando-as com os conceitos de fotossíntese e ecologia. Habilidade BNCC: 5º ano – Ciências – (EF05CI01).

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade ajuda a entender a importância da água e os processos de evaporação, condensação e precipitação. Habilidade BNCC: 4º ano – Ciências – (EF04CI03).

3. Observação de Insetos

Levar os alunos para um passeio ao ar livre para observar diferentes insetos em seu habitat natural. Eles podem coletar dados sobre a diversidade de espécies e suas características, promovendo a discussão sobre biodiversidade e ecossistemas. Habilidade BNCC: 5º ano – Ciências – (EF05CI02).

4. Experiência com Magnetismo

Realizar experimentos simples que demonstrem os princípios do magnetismo, como a atração e repulsão entre ímãs. Os alunos podem criar um “brinquedo” que utilize ímãs e explorar suas propriedades. Habilidade BNCC: 6º ano – Ciências – (EF06CI03).

5. Construção de Terrários

Os alunos podem construir terrários para estudar os ciclos de vida de plantas e pequenos animais. Essa atividade permite a observação de interações ecológicas e a importância da conservação ambiental. Habilidade BNCC: 5º ano – Ciências – (EF05CI04).

6. Experimentos com Água e Óleo

Realizar experiências que demonstrem a imiscibilidade entre água e óleo, utilizando corantes para visualizar as diferenças. Essa atividade ajuda a entender conceitos de densidade e propriedades dos líquidos. Habilidade BNCC: 4º ano – Ciências – (EF04CI02).

7. Criação de um Mini Ecossistema

Os alunos podem criar um mini ecossistema em frascos, incluindo solo, plantas e pequenos organismos. Essa atividade permite observar as interações entre os componentes do ecossistema e discutir a importância da preservação ambiental. Habilidade BNCC: 6º ano – Ciências – (EF06CI01).

8. Análise de Alimentos

Os alunos podem realizar uma análise de diferentes alimentos, verificando a presença de nutrientes como carboidratos, proteínas e lipídios. Essa atividade promove a discussão sobre alimentação saudável e a importância de uma dieta equilibrada. Habilidade BNCC: 5º ano – Ciências – (EF05CI05).

9. Observação do Céu

Organizar uma atividade de observação do céu noturno, utilizando telescópios ou binóculos. Os alunos podem identificar constelações e discutir os fenômenos astronômicos, como fases da lua e planetas visíveis. Habilidade BNCC: 6º ano – Ciências – (EF06CI04).

10. Experimentos com Reações Químicas

Realizar experimentos simples que demonstrem reações químicas, como a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. Os alunos podem observar as mudanças e discutir os conceitos de reatividade e produtos químicos. Habilidade BNCC: 7º ano – Ciências – (EF07CI02).

11. Estudo de Climas e Biomas

Os alunos podem pesquisar diferentes climas e biomas do Brasil, criando um mural ou apresentação sobre as características de cada um. Essa atividade promove a compreensão das adaptações dos seres vivos ao ambiente. Habilidade BNCC: 5º ano – Ciências – (EF05CI06).

12. Simulação de Desastres Naturais

Realizar uma simulação de desastres naturais, como terremotos ou inundações, utilizando maquetes. Os alunos podem discutir as causas e consequências desses eventos, além de estratégias de prevenção. Habilidade BNCC: 6º ano – Ciências – (EF06CI05).

13. Estudo da Luz e Som

Os alunos podem explorar os conceitos de luz e som através de experimentos que envolvem reflexão, refração e ondas sonoras. Essa atividade ajuda a entender as propriedades da luz e do som no nosso cotidiano. Habilidade BNCC: 7º ano – Ciências – (EF07CI01).

14. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem manter um diário de observação da natureza, registrando mudanças sazonais, comportamento de animais e crescimento de plantas. Essa atividade estimula a curiosidade e a observação científica. Habilidade BNCC: 5º ano – Ciências – (EF05CI03).

15. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e a importância da conservação ambiental. Os alunos podem pesquisar e apresentar soluções para problemas ambientais locais. Habilidade BNCC: 6º ano – Ciências – (EF06CI06).