15 Ideias de Atividades (BNCC) elementos da natureza educação infantil

1. Observação da Natureza

Uma atividade simples, mas extremamente rica, é levar as crianças para um passeio ao ar livre, onde possam observar diferentes elementos da natureza, como árvores, folhas, flores e insetos. Durante a atividade, os professores podem incentivar os alunos a descreverem o que veem, utilizando palavras que estimulem a percepção sensorial. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03CG03, que aborda a observação e descrição de elementos do meio natural.

2. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas e flores durante uma caminhada e, posteriormente, montar um herbário. Essa atividade não só ensina sobre a diversidade da flora local, mas também desenvolve habilidades de organização e classificação. A habilidade BNCC EI03CG04 é contemplada, pois envolve a identificação e a classificação de diferentes espécies vegetais.

3. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples com água, como observar a evaporação e a condensação, pode ser uma forma divertida de ensinar sobre o ciclo da água. Os alunos podem utilizar recipientes transparentes para visualizar as mudanças. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03CN01, que trata da observação de fenômenos naturais.

4. Construção de Mini Ecossistemas

Os alunos podem criar pequenos ecossistemas em garrafas PET, utilizando terra, plantas e pequenos animais, como insetos. Essa atividade permite que as crianças observem as interações entre os seres vivos e o ambiente, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CN02, que aborda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente.

5. Pintura com Elementos Naturais

Utilizar elementos da natureza, como folhas e flores, para fazer pinturas é uma atividade criativa que estimula a expressão artística. As crianças podem usar tinta e os elementos naturais como carimbos. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03AR01, que incentiva a exploração de diferentes materiais e técnicas artísticas.

6. Jogo de Memória com Elementos Naturais

Os professores podem criar um jogo de memória utilizando imagens de diferentes elementos da natureza. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e o reconhecimento visual, além de promover o aprendizado sobre a biodiversidade. A habilidade BNCC EI03EF03 é contemplada, pois envolve jogos e brincadeiras que estimulam a interação e o aprendizado.

7. Contação de Histórias sobre a Natureza

Contar histórias que envolvem elementos da natureza pode ser uma forma eficaz de ensinar sobre o meio ambiente. Os alunos podem criar suas próprias histórias e apresentá-las para a turma, desenvolvendo habilidades de comunicação e criatividade. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03LP01, que trata da produção e apreciação de narrativas.

8. Plantio de Sementes

O plantio de sementes é uma atividade prática que ensina sobre o ciclo de vida das plantas. As crianças podem acompanhar o crescimento das plantas e aprender sobre os cuidados necessários. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03CN03, que aborda a observação e o cuidado com os seres vivos.

9. Criação de um Mapa da Natureza

Os alunos podem criar um mapa da área ao redor da escola, identificando diferentes elementos naturais, como árvores, rios e montanhas. Essa atividade estimula a observação e o reconhecimento do espaço, além de desenvolver habilidades de geografia. A habilidade BNCC EI03GE01 é contemplada, pois envolve a leitura e a produção de mapas.

10. Experiência com Sons da Natureza

Os alunos podem gravar sons da natureza, como o canto dos pássaros ou o barulho da água, e depois discutir sobre os diferentes sons que ouviram. Essa atividade promove a escuta ativa e a apreciação do ambiente sonoro. A habilidade BNCC EI03EF02 é abordada, pois envolve a exploração de diferentes sons e ritmos.