15 Ideias de Atividades (BNCC) elementos da comunicação e funções da linguagem

1. Jogo de Papéis: Elementos da Comunicação

Os alunos podem participar de um jogo de papéis onde cada um assume a função de um elemento da comunicação: emissor, receptor, mensagem, canal, código e contexto. Essa atividade permite que os estudantes compreendam como cada elemento interage e a importância de cada um na transmissão de informações. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos que ilustrem diferentes funções da linguagem, como a referencial, emotiva e conativa. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão das funções da linguagem de forma lúdica. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP02.

3. Debate sobre Temas Relevantes

Organizar um debate em sala de aula sobre um tema atual, onde os alunos devem usar diferentes funções da linguagem para argumentar suas opiniões. Essa atividade promove o desenvolvimento do pensamento crítico e da expressão oral. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03.

4. Análise de Propagandas

Os alunos devem analisar diferentes propagandas, identificando os elementos da comunicação e as funções da linguagem utilizadas. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade crítica em relação aos meios de comunicação. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04.

5. Produção de Podcasts

Os alunos podem criar um podcast onde discutem um tema de interesse, utilizando os elementos da comunicação e as funções da linguagem. Essa atividade estimula a expressão oral e a habilidade de escuta. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP05.

6. Criação de Cartazes Informativos

Nesta atividade, os alunos devem criar cartazes informativos sobre um tema específico, utilizando os elementos da comunicação para transmitir a mensagem de forma clara e objetiva. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP06.

7. Jogo de Adivinhação com Mensagens Codificadas

Os alunos participam de um jogo de adivinhação onde devem decifrar mensagens codificadas, explorando o conceito de código na comunicação. Essa atividade é divertida e educativa, promovendo o raciocínio lógico. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP07.

8. Criação de Vídeos Explicativos

Os alunos devem produzir vídeos explicativos sobre um tema, utilizando os elementos da comunicação e as funções da linguagem para transmitir informações de forma eficaz. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP08.

9. Análise de Letras de Músicas

Os alunos podem analisar letras de músicas, identificando os elementos da comunicação e as funções da linguagem presentes. Essa atividade promove a interpretação e a apreciação musical. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP09.

10. Criação de Blogs ou Diários Online

Nesta atividade, os alunos criam blogs ou diários online onde compartilham suas experiências e reflexões, utilizando os elementos da comunicação para se expressar. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP10.