15 Ideias de Atividades (BNCC) EJA português

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de textos criativos. Os alunos podem ser desafiados a escrever contos, crônicas ou poesias, utilizando elementos da narrativa como personagens, enredo e ambiente. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade da BNCC EF15LP01, que aborda a produção de textos em diferentes gêneros e formatos.

2. Leitura e Interpretação de Poemas

Os alunos podem trabalhar com a leitura e interpretação de poemas, explorando diferentes estilos e autores. A atividade pode incluir discussões sobre o significado das palavras, a estrutura dos versos e a emoção transmitida pelo texto. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP02 da BNCC, que trata da análise de poemas e outros textos literários.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

A criação de histórias em quadrinhos é uma forma divertida de trabalhar a narrativa e a ilustração. Os alunos podem criar seus próprios personagens e enredos, utilizando balões de fala e ilustrações. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP03 da BNCC, que incentiva a produção de textos em diferentes formatos, incluindo os visuais.

4. Debate sobre Temas Sociais

Promover um debate sobre temas sociais relevantes pode ajudar os alunos a desenvolverem suas habilidades argumentativas. Os alunos podem pesquisar sobre um tema específico e apresentar suas opiniões, respeitando o ponto de vista dos colegas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP04 da BNCC, que aborda a argumentação e a defesa de pontos de vista.

5. Análise de Crônicas e Artigos de Opinião

A análise de crônicas e artigos de opinião permite que os alunos compreendam diferentes perspectivas sobre um mesmo tema. Os alunos podem discutir a intenção do autor e a forma como a linguagem é utilizada para persuadir o leitor. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP05 da BNCC, que trata da leitura crítica de textos de opinião.

6. Criação de Blog ou Vlog

A criação de um blog ou vlog pode ser uma atividade interessante para os alunos expressarem suas ideias e opiniões. Eles podem escrever sobre temas de interesse, compartilhar experiências e interagir com o público. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP06 da BNCC, que incentiva a produção de textos digitais e a utilização de diferentes plataformas de comunicação.

7. Jogo de Palavras Cruzadas

Os alunos podem criar palavras cruzadas utilizando vocabulário aprendido em sala de aula. Essa atividade ajuda a fixar o conteúdo de forma lúdica e interativa. A atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP07 da BNCC, que aborda o uso do vocabulário em diferentes contextos.

8. Leitura de Livros e Resenha

A leitura de livros seguida da elaboração de uma resenha é uma ótima maneira de desenvolver a compreensão leitora. Os alunos podem discutir o enredo, os personagens e a mensagem do livro, além de expressar suas opiniões. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP08 da BNCC, que trata da produção de resenhas e críticas literárias.

9. Produção de Roteiros para Peças Teatrais

A produção de roteiros para peças teatrais permite que os alunos explorem a escrita de forma colaborativa. Eles podem criar diálogos e cenários, além de ensaiar e apresentar suas produções. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP09 da BNCC, que incentiva a criação de textos para diferentes mídias e formatos.

10. Análise de Músicas e Letras

A análise de músicas e suas letras pode ser uma atividade rica em interpretação e discussão. Os alunos podem explorar os temas abordados, a linguagem utilizada e a emoção transmitida. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP10 da BNCC, que trata da leitura e interpretação de letras de músicas como forma de expressão cultural.