15 Ideias de Atividades (BNCC) EJA história

1. Linha do Tempo da História

Uma atividade que pode ser realizada com os alunos é a construção de uma linha do tempo que aborde eventos históricos significativos. Os alunos podem pesquisar e selecionar eventos que consideram importantes, organizando-os cronologicamente. Essa atividade estimula a pesquisa e a análise crítica, além de desenvolver habilidades de síntese e organização. Habilidade BNCC: (EF09HI01) – Identificar e analisar diferentes períodos da história.

2. Debates sobre Temas Históricos

Promover debates em sala de aula sobre temas históricos relevantes, como a escravidão, a Revolução Industrial ou a Constituição de 1988, pode ser uma excelente forma de engajar os alunos. Dividir a turma em grupos para que cada um defenda um ponto de vista específico estimula a argumentação e o respeito à diversidade de opiniões. Habilidade BNCC: (EF09HI02) – Analisar e interpretar diferentes fontes históricas.

3. Criação de um Jornal Histórico

Os alunos podem criar um jornal que aborde eventos históricos de diferentes épocas. Essa atividade envolve pesquisa, escrita e criatividade, permitindo que os alunos expressem suas opiniões sobre os eventos escolhidos. O jornal pode incluir entrevistas fictícias, artigos de opinião e reportagens. Habilidade BNCC: (EF09HI03) – Produzir textos de diferentes gêneros e formatos.

4. Visitas Virtuais a Museus

Com o uso da tecnologia, os alunos podem realizar visitas virtuais a museus e exposições históricas. Após a visita, os alunos podem elaborar um relatório ou uma apresentação sobre o que aprenderam, promovendo a reflexão crítica sobre a importância da preservação da história. Habilidade BNCC: (EF09HI04) – Compreender a importância dos patrimônios culturais.

5. Análise de Documentos Históricos

Propor que os alunos analisem documentos históricos, como cartas, tratados e constituições, pode ser uma atividade enriquecedora. Essa prática ajuda os alunos a entenderem o contexto histórico e a importância desses documentos na formação da sociedade atual. Habilidade BNCC: (EF09HI05) – Analisar a produção de documentos históricos.

6. Dramatização de Eventos Históricos

A dramatização de eventos históricos permite que os alunos vivenciem a história de forma lúdica e interativa. Os alunos podem escolher um evento, pesquisar sobre ele e encenar a situação, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e comunicação. Habilidade BNCC: (EF09HI06) – Reconhecer a importância da história na formação da identidade.

7. Produção de Vídeos Históricos

Os alunos podem criar vídeos curtos que abordem temas históricos, utilizando recursos audiovisuais para contar uma história. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias, além de promover o trabalho colaborativo. Habilidade BNCC: (EF09HI07) – Utilizar diferentes linguagens para expressar ideias.

8. Pesquisa sobre Personalidades Históricas

Os alunos podem escolher uma personalidade histórica para pesquisar e apresentar para a turma. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação, além de promover o conhecimento sobre figuras importantes da história. Habilidade BNCC: (EF09HI08) – Identificar e analisar a trajetória de personalidades históricas.

9. Criação de Mapas Históricos

Os alunos podem criar mapas que representem a evolução de um determinado evento ou período histórico. Essa atividade estimula a compreensão espacial e a relação entre geografia e história, além de promover a pesquisa e a análise crítica. Habilidade BNCC: (EF09HI09) – Relacionar a história com a geografia.

10. Jogos de Tabuleiro Temáticos

Desenvolver jogos de tabuleiro que abordem temas históricos pode ser uma forma divertida de aprender. Os alunos podem criar regras e desafios baseados em eventos históricos, promovendo o aprendizado de forma lúdica e interativa. Habilidade BNCC: (EF09HI10) – Compreender a história por meio de diferentes linguagens e formatos.