15 Ideias de Atividades (BNCC) EJA fundamental 1

1. Jogo de Memória com Palavras-Chave

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo de memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem encontrar pares de palavras que se conectam, estimulando a memória e o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Texto Colaborativa

Os alunos se reúnem em grupos para criar uma história ou um texto informativo. Cada grupo é responsável por uma parte do texto, promovendo a colaboração e a escrita coletiva. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Debate sobre Temas Relevantes

Organizar um debate em sala de aula sobre temas atuais ou relevantes para a comunidade escolar. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de oratória e pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos devem criar cartazes que abordem um tema específico estudado em aula. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e a apresentação visual de informações. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Leitura e Interpretação de Textos

Selecionar textos variados para leitura em sala de aula, seguidos de discussões e atividades de interpretação. Essa prática ajuda a desenvolver a compreensão leitora e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Roda de Conversa

Promover uma roda de conversa onde os alunos podem compartilhar suas experiências e opiniões sobre um tema específico. Essa atividade valoriza a escuta ativa e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos sobre um tema estudado, utilizando recursos tecnológicos. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática do conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo abordado em aula. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a revisão e a fixação do conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Análise de Gráficos e Tabelas

Trabalhar com gráficos e tabelas para que os alunos aprendam a interpretar dados. Essa atividade é fundamental para desenvolver habilidades matemáticas e de análise crítica. Habilidade BNCC: EF15MA01.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas estudados, estimulando a criatividade e a narrativa visual. Habilidade BNCC: EF15LP09.

11. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples em sala de aula para explorar conceitos científicos. Os alunos devem formular hipóteses e registrar os resultados, promovendo a investigação. Habilidade BNCC: EF15CI01.

12. Visitas Virtuais a Museus

Utilizar recursos digitais para realizar visitas virtuais a museus ou exposições. Os alunos podem discutir o que aprenderam e relacionar com o conteúdo estudado. Habilidade BNCC: EF15AR01.

13. Criação de Blogs ou Diários Online

Os alunos podem criar blogs ou diários online para registrar suas aprendizagens e reflexões. Essa atividade estimula a escrita e o uso de tecnologias digitais. Habilidade BNCC: EF15LP10.

14. Atividades de Matemática com Jogos

Utilizar jogos matemáticos para ensinar conceitos de forma lúdica. Os alunos aprendem a resolver problemas enquanto se divertem, promovendo o engajamento. Habilidade BNCC: EF15MA02.

15. Projetos de Sustentabilidade

Desenvolver projetos que abordem questões de sustentabilidade e meio ambiente. Os alunos podem pesquisar, planejar e executar ações que promovam a conscientização ambiental. Habilidade BNCC: EF15CI02.