15 Ideias de Atividades (BNCC) EJA de ciências

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que envolve o cultivo de diferentes tipos de plantas em sala de aula. Os alunos podem observar o crescimento, a fotossíntese e a importância das plantas para o meio ambiente. Essa atividade está alinhada com a habilidade EB1 – Ciências – 3º ano, que aborda a observação de seres vivos e suas interações.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles compreendam os processos de evaporação, condensação e precipitação. A habilidade correspondente é EB2 – Ciências – 4º ano, que trata dos ciclos naturais.

3. Experiência com Magnetismo

Realizar experimentos simples com ímãs e objetos metálicos ajuda os alunos a entenderem o conceito de magnetismo. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EB3 – Ciências – 5º ano, que explora as propriedades dos materiais e suas interações.

4. Observação do Solo

Os alunos podem coletar amostras de solo e analisar suas características, como textura e composição. Essa atividade está alinhada com a habilidade EB4 – Ciências – 6º ano, que aborda a importância do solo para os ecossistemas.

5. Construção de Maquetes de Ecossistemas

Os alunos podem criar maquetes que representem diferentes ecossistemas, como florestas, desertos e oceanos. Essa atividade promove a compreensão da biodiversidade e está relacionada à habilidade EB5 – Ciências – 7º ano, que discute as relações entre os seres vivos e o ambiente.

6. Experimentos com Reações Químicas

Realizar experimentos simples que demonstrem reações químicas, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, ajuda os alunos a entenderem conceitos básicos de química. A habilidade correspondente é EB6 – Ciências – 8º ano, que aborda as transformações de materiais.

7. Estudo do Sistema Solar

Os alunos podem criar um modelo do sistema solar utilizando bolas de isopor e tinta. Essa atividade ajuda a compreender a posição dos planetas e suas características, alinhando-se à habilidade EB7 – Ciências – 9º ano, que trata do universo e suas estruturas.

8. Análise da Qualidade da Água

Os alunos podem coletar amostras de água de diferentes fontes e realizar testes simples para verificar a qualidade da água. Essa atividade está alinhada com a habilidade EB8 – Ciências – 3º ano, que aborda a importância da água para a vida.

9. Experiência com Energia Solar

Os alunos podem construir um forno solar utilizando caixas de papelão e papel alumínio. Essa atividade ensina sobre energia renovável e está relacionada à habilidade EB9 – Ciências – 4º ano, que discute fontes de energia.

10. Observação de Insetos

Os alunos podem coletar e observar diferentes tipos de insetos, registrando suas características e habitats. Essa atividade está alinhada com a habilidade EB10 – Ciências – 5º ano, que aborda a diversidade dos seres vivos.

11. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem manter um diário onde registram suas observações sobre fenômenos naturais, como mudanças climáticas e comportamentos de animais. Essa atividade está relacionada à habilidade EB11 – Ciências – 6º ano, que discute a importância da observação científica.

12. Estudo sobre Reciclagem

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a importância da reciclagem e criar cartazes informativos. Essa atividade está alinhada com a habilidade EB12 – Ciências – 7º ano, que aborda a sustentabilidade e o consumo consciente.

13. Experimentos com Som

Os alunos podem explorar diferentes fontes de som e como ele se propaga, realizando experiências com cordas e copos. Essa atividade está relacionada à habilidade EB13 – Ciências – 8º ano, que discute as propriedades do som.

14. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas de diferentes plantas, prensá-las e montar um herbário. Essa atividade ajuda a entender a diversidade de plantas e está alinhada com a habilidade EB14 – Ciências – 9º ano, que aborda a classificação dos seres vivos.

15. Debate sobre Mudanças Climáticas

Os alunos podem participar de um debate sobre as causas e consequências das mudanças climáticas, promovendo a reflexão crítica. Essa atividade está relacionada à habilidade EB15 – Ciências – 3º ano, que discute questões ambientais.