15 Ideias de Atividades (BNCC) EJA ciências ensino fundamental

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que envolve o cultivo de diferentes tipos de plantas em sala de aula. Os alunos podem observar o crescimento e as necessidades básicas das plantas, como luz, água e nutrientes. Essa atividade está alinhada à habilidade CIENS3_01 da BNCC, que aborda a observação de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles compreendam os processos de evaporação, condensação e precipitação. A habilidade CIENS3_02 da BNCC é contemplada, pois envolve a compreensão dos ciclos naturais.

3. Experiência com Misturas

Os estudantes podem realizar experimentos para identificar misturas homogêneas e heterogêneas. Utilizando água, areia, óleo e outros materiais, eles aprenderão sobre a solubilidade e a separação de substâncias. Essa atividade atende à habilidade CIENS3_03 da BNCC, que trata da classificação de materiais.

4. Observação de Insetos

Levar os alunos a um parque ou jardim para observar insetos em seu habitat natural. Eles podem registrar suas observações em um diário, identificando as características dos insetos e seu papel no ecossistema. Essa atividade está alinhada à habilidade CIENS3_04 da BNCC, que envolve a observação de seres vivos.

5. Experimentos com Magnetismo

Os alunos podem explorar o magnetismo utilizando ímãs e objetos diversos. Eles devem investigar quais materiais são atraídos e quais não são, promovendo discussões sobre propriedades físicas. Essa atividade se relaciona com a habilidade CIENS3_05 da BNCC, que aborda as propriedades dos materiais.

6. Construção de Terrários

Os estudantes podem criar terrários em garrafas PET, observando a interação entre plantas e o ambiente. Essa atividade promove o entendimento sobre ecossistemas e a importância da conservação. A habilidade CIENS3_06 da BNCC é contemplada, pois envolve a análise de ambientes naturais.

7. Estudo do Solo

Realizar uma análise do solo da escola ou de casa, coletando amostras e observando suas características. Os alunos podem aprender sobre a importância do solo para as plantas e para o meio ambiente. Essa atividade atende à habilidade CIENS3_07 da BNCC, que trata da relação entre seres vivos e o ambiente.

8. Observação do Céu

Promover uma atividade de observação do céu noturno, onde os alunos podem identificar constelações e planetas. Essa atividade pode ser complementada com pesquisas sobre o sistema solar. A habilidade CIENS3_08 da BNCC é abordada, que envolve a compreensão do universo.

9. Criação de Cartazes sobre Sustentabilidade

Os alunos podem desenvolver cartazes informativos sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação ambiental. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de promover a conscientização. A habilidade CIENS3_09 da BNCC é contemplada, que trata da responsabilidade ambiental.

10. Experimentos com Reações Químicas

Os estudantes podem realizar experiências simples que demonstram reações químicas, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Essa atividade ajuda a entender conceitos básicos de química e suas aplicações. A habilidade CIENS3_10 da BNCC é abordada, que envolve a compreensão de transformações de materiais.