15 Ideias de Atividades (BNCC) EJA artes

1. Criação de Máscaras Artísticas

Os alunos podem criar máscaras utilizando materiais recicláveis, como papelão, plásticos e tecidos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a consciência ambiental. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção de obras de arte.

2. Pintura Coletiva

Organize uma pintura coletiva em um grande papel ou mural. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar uma obra de arte que represente um tema específico, como a diversidade cultural. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR02, que trata da produção e apreciação de diferentes linguagens artísticas.

3. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e desenvolver uma pequena peça de teatro. Essa atividade estimula a criatividade, a oralidade e o trabalho em equipe. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR03, que envolve a criação e a apresentação de performances artísticas.

4. Fotografia e Montagem de Collage

Os alunos podem explorar a fotografia como forma de arte, tirando fotos de elementos do cotidiano e montando uma collage. Essa atividade promove a observação e a interpretação do ambiente. A habilidade relacionada é EF15AR04, que aborda a utilização de diferentes suportes e técnicas na produção artística.

5. Dança e Movimento

Realizar uma atividade de dança onde os alunos possam expressar emoções e contar histórias através do movimento. Essa prática está ligada à habilidade EF15AR05, que envolve a expressão corporal e a apreciação da dança como forma de arte.

6. Criação de Músicas e Canções

Os alunos podem compor músicas ou letras de canções, utilizando instrumentos simples ou até mesmo a voz. Essa atividade estimula a criatividade e a musicalidade, alinhando-se à habilidade EF15AR06, que trata da criação e interpretação musical.

7. Artesanato com Materiais Naturais

Utilizar elementos da natureza, como folhas, pedras e flores, para criar peças de artesanato. Essa atividade promove a conexão com o meio ambiente e a valorização da cultura local. A habilidade correspondente é EF15AR07, que envolve a produção de arte utilizando recursos naturais.

8. Exposição de Arte

Os alunos podem organizar uma exposição de suas obras, convidando a comunidade escolar para apreciar o trabalho realizado. Essa atividade desenvolve habilidades de organização e comunicação, além de estar relacionada à habilidade EF15AR08, que trata da valorização do trabalho artístico.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimular os alunos a criar histórias em quadrinhos, desenvolvendo personagens e enredos. Essa atividade promove a narrativa visual e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15AR09, que envolve a produção de narrativas em diferentes formatos.

10. Intervenção Artística no Espaço Escolar

Os alunos podem planejar e executar uma intervenção artística em um espaço da escola, como um mural ou uma área externa. Essa atividade promove a reflexão sobre o espaço e a identidade escolar, relacionada à habilidade EF15AR10, que envolve a criação de arte em contextos sociais.