15 Ideias de Atividades (BNCC) EJA alfabetização identidade

1. Jogo da Memória com Nomes e Identidades

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com nomes e características dos alunos. Os estudantes devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a interação e o reconhecimento da identidade de cada um. Habilidade BNCC: EF15LP02.

2. Mapa da Identidade

Nesta atividade, os alunos criam um mapa que representa sua identidade, incluindo informações como nome, idade, hobbies e sonhos. Essa atividade estimula a reflexão sobre quem são e como se veem no mundo. Habilidade BNCC: EF15LP01.

3. Roda de Conversa sobre Diversidade

Promova uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas experiências e aprendem sobre a diversidade cultural e social. Essa atividade é fundamental para a construção da identidade e do respeito ao próximo. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos que retratem situações do cotidiano que envolvem a identidade e a inclusão. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Cartazes sobre Identidade Cultural

Os estudantes devem pesquisar e criar cartazes que representem diferentes culturas presentes na sala de aula. Essa atividade promove o conhecimento e a valorização das identidades culturais. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Diário da Identidade

Cada aluno deve manter um diário onde registra suas reflexões sobre sua identidade e suas vivências. Essa prática ajuda na autoanálise e no desenvolvimento da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Entrevista com os Pais

Os alunos realizam entrevistas com seus pais ou responsáveis sobre suas histórias de vida e tradições familiares. Essa atividade promove a conexão entre gerações e a valorização da história familiar. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Teatro de Fantoches sobre Identidade

Os alunos criam fantoches e encenam histórias que abordam temas relacionados à identidade e à aceitação. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e empatia. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Mural da Diversidade

Os alunos colaboram na criação de um mural que representa a diversidade da turma, incluindo fotos, desenhos e textos que falem sobre suas identidades. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Música e Identidade

Os alunos escolhem músicas que representam suas identidades e as apresentam para a turma, explicando o significado de cada uma. Essa atividade promove a expressão artística e o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EF15LP10.