15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil sobre o folclore

1. Contação de Histórias Folclóricas

Uma atividade que estimula a imaginação e a oralidade das crianças é a contação de histórias folclóricas. Os professores podem escolher contos como “A Lenda do Saci” ou “A Iara” e narrá-los de forma envolvente, utilizando fantoches ou recursos visuais. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a apreciação e a produção de narrativas.

2. Criação de Fantoches de Papel

Após a contação de histórias, os alunos podem criar fantoches de papel representando personagens do folclore brasileiro. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a criatividade, além de permitir que as crianças reinterpretem as histórias. A habilidade BNCC EF02AR03 é contemplada, pois envolve a criação artística.

3. Dança do Folclore

Incentivar as crianças a aprender danças folclóricas, como a dança do frevo ou do maracatu, é uma forma divertida de explorar a cultura brasileira. Os professores podem organizar uma apresentação em sala de aula, promovendo a socialização e o trabalho em equipe. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR05, que trata da expressão corporal e da dança.

4. Jogo de Memória com Personagens Folclóricos

Os professores podem criar um jogo de memória utilizando cartas com imagens de personagens folclóricos. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e o reconhecimento visual, além de proporcionar um momento lúdico. A habilidade BNCC EF15LP02 é contemplada, pois envolve a identificação de personagens e suas histórias.

5. Pintura de Personagens do Folclore

A pintura é uma ótima forma de expressão artística. Os alunos podem pintar personagens do folclore em papel ou em telas, utilizando diferentes técnicas e materiais. Essa atividade estimula a criatividade e a apreciação artística, alinhando-se à habilidade BNCC EF02AR04, que aborda a produção de arte.

6. Criação de Músicas Folclóricas

Os alunos podem ser desafiados a criar suas próprias músicas inspiradas em elementos do folclore. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão musical, além de promover o trabalho em grupo. A habilidade BNCC EF15AR06 é abordada, pois envolve a criação e a interpretação musical.

7. Teatro de Fantoches

Após a criação dos fantoches, os alunos podem encenar uma peça de teatro utilizando os personagens que criaram. Essa atividade desenvolve a expressão oral e a criatividade, além de promover a interação social. A habilidade BNCC EF15LP03 é contemplada, pois envolve a dramatização e a interpretação de histórias.

8. Caça ao Tesouro Folclórico

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas a personagens e histórias do folclore brasileiro é uma forma divertida de aprender. As crianças podem trabalhar em grupos, desenvolvendo habilidades de cooperação e resolução de problemas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que trata da pesquisa e da exploração de temas.

9. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um livro coletivo sobre o folclore, onde cada um contribui com uma história ou ilustração. Essa atividade estimula a escrita e a leitura, além de promover o trabalho em equipe. A habilidade BNCC EF15LP05 é contemplada, pois envolve a produção textual coletiva.

10. Exposição de Arte Folclórica

Por fim, os alunos podem organizar uma exposição com as obras de arte que produziram durante as atividades. Essa exposição pode ser aberta para a comunidade escolar, promovendo a valorização da cultura folclórica. A habilidade BNCC EF02AR05 é abordada, pois envolve a apreciação e a divulgação de produções artísticas.