15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil primeiro dia de aula

1. Apresentação Pessoal Criativa

Uma atividade que promove a interação entre os alunos é a apresentação pessoal criativa. Cada criança pode trazer um objeto que represente algo sobre si mesma, como um brinquedo ou uma foto. Durante a atividade, os alunos se revezam para apresentar seus objetos e explicar seu significado. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a expressão de ideias e sentimentos.

2. Mural das Expectativas

Os alunos podem criar um mural onde expressam suas expectativas para o ano letivo. Utilizando recortes de revistas, desenhos e frases, cada criança pode contribuir com sua visão sobre o que espera aprender. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02, que trata da produção de textos e imagens.

3. Jogo de Nomes

O jogo de nomes é uma atividade lúdica que ajuda os alunos a se conhecerem melhor. Cada criança diz seu nome e uma palavra que comece com a mesma letra. Por exemplo, “Meu nome é Ana e eu gosto de abacate”. Essa dinâmica promove a memorização e a socialização, atendendo à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a oralidade e a construção de diálogos.

4. Caça ao Tesouro da Sala de Aula

Uma caça ao tesouro pode ser organizada para que os alunos explorem a sala de aula. Os professores podem criar pistas que levem a diferentes locais, onde as crianças encontrarão objetos ou informações sobre a rotina escolar. Essa atividade estimula a curiosidade e a cooperação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF01, que trata da exploração do ambiente.

5. Desenho da Família

Os alunos podem fazer um desenho de sua família e compartilhar com a turma. Essa atividade não apenas promove a expressão artística, mas também incentiva o diálogo sobre a diversidade familiar. Está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção de artes visuais.

6. Roda de Leitura

Uma roda de leitura pode ser realizada com um livro que aborde o tema do primeiro dia de aula. Os alunos podem compartilhar suas impressões e sentimentos sobre a história. Essa atividade promove a leitura e a interpretação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que trata da leitura de diferentes gêneros textuais.

7. Música de Boas-Vindas

Criar uma música de boas-vindas para a turma pode ser uma atividade divertida. Os alunos podem compor juntos uma letra simples e criar uma melodia. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação musical.

8. Jogo das Emoções

Os alunos podem participar de um jogo onde representam diferentes emoções. O professor pode mostrar cartões com expressões faciais e as crianças devem imitar. Essa atividade ajuda a desenvolver a empatia e o reconhecimento emocional, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF02, que trata da expressão de sentimentos.

9. Plantando uma Semente

Os alunos podem plantar sementes em pequenos vasos e acompanhar seu crescimento ao longo do ano. Essa atividade ensina sobre a natureza e a responsabilidade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI01, que envolve a observação e a experimentação no ambiente natural.

10. Cartão de Boas-Vindas

Criar cartões de boas-vindas para os colegas é uma atividade que promove a amizade e a inclusão. Cada aluno pode fazer um cartão personalizado e entregá-lo a um colega. Essa atividade estimula a criatividade e a socialização, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a produção de textos e a interação social.