15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil primeiro dia

1. Roda de Apresentação

A primeira atividade do dia pode ser uma roda de apresentação, onde cada criança tem a oportunidade de se apresentar. Os alunos podem compartilhar seus nomes, idades e um hobby ou algo que gostam de fazer. Essa atividade promove a socialização e ajuda os alunos a se conhecerem melhor, criando um ambiente acolhedor. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Desenho do Eu

Outra ideia é a atividade “Desenho do Eu”, onde as crianças desenham uma auto-representação. Após o desenho, cada aluno pode explicar seu trabalho para a turma. Essa atividade estimula a autoexpressão e a criatividade, além de permitir que os professores conheçam melhor os interesses e a personalidade de cada aluno. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Caça ao Tesouro

Organizar uma caça ao tesouro dentro da sala de aula ou no pátio da escola é uma maneira divertida de introduzir as crianças ao espaço escolar. As pistas podem ser relacionadas a objetos ou áreas da escola, ajudando os alunos a se familiarizarem com o ambiente. Habilidade BNCC: EF15MA01.

4. Música e Movimento

Iniciar o dia com uma atividade de música e movimento pode energizar as crianças. Escolha músicas animadas e crie uma coreografia simples que todos possam seguir. Essa atividade não apenas promove a coordenação motora, mas também ajuda a desenvolver o ritmo e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15AR02.

5. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma excelente forma de estimular a imaginação e a linguagem. Escolha um livro ilustrado e faça uma leitura interativa, incentivando as crianças a participarem com perguntas e comentários. Essa atividade também pode ser uma oportunidade para discutir valores e emoções. Habilidade BNCC: EF15LP02.

6. Jogo da Memória

O jogo da memória pode ser adaptado para o contexto escolar, utilizando imagens de objetos da sala de aula ou de atividades que serão realizadas durante o ano. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e a concentração, além de ser uma forma lúdica de aprender. Habilidade BNCC: EF15MA02.

7. Plantando Sementes

Uma atividade prática que pode ser realizada é o plantio de sementes em pequenos vasos. As crianças podem aprender sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da natureza. Essa atividade também promove a responsabilidade, já que os alunos deverão cuidar das plantas ao longo do tempo. Habilidade BNCC: EF15CI01.

8. Criação de um Mural Coletivo

Propor a criação de um mural coletivo onde cada aluno pode contribuir com um desenho ou uma colagem. O mural pode ser temático, como “Nossos Sonhos” ou “O que mais gostamos”. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de embelezar o ambiente escolar. Habilidade BNCC: EF15AR03.

9. Jogos de Grupo

Realizar jogos de grupo, como “Pega-pega” ou “Esconde-esconde”, é uma ótima maneira de promover a interação social e o trabalho em equipe. Essas atividades ajudam as crianças a desenvolverem habilidades sociais e a se sentirem mais confortáveis umas com as outras. Habilidade BNCC: EF15EF01.

10. Diário de Bordo

Por fim, a criação de um diário de bordo pode ser uma atividade interessante. Cada criança pode ter um caderno onde registrará suas experiências e aprendizados ao longo do ano. Essa prática estimula a escrita e a reflexão, além de ser uma forma de documentar o crescimento pessoal de cada aluno. Habilidade BNCC: EF15LP03.