15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil música

1. Roda de Música

A roda de música é uma atividade que promove a interação entre as crianças, permitindo que elas cantem e dancem em grupo. Os professores podem escolher canções populares ou tradicionais que sejam conhecidas pelos alunos. Essa atividade contribui para o desenvolvimento da coordenação motora e da socialização, além de estimular a expressão corporal. Habilidade BNCC: EI01CG03.

2. Instrumentos Musicais com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, latas e caixas de papelão. Essa atividade não só ensina sobre sons e ritmos, mas também promove a consciência ambiental. Os alunos podem apresentar suas criações em uma pequena apresentação musical. Habilidade BNCC: EI01ET04.

3. Dança das Cadeiras Musical

A dança das cadeiras é uma atividade clássica que pode ser adaptada para incluir músicas educativas. Ao parar a música, as crianças devem encontrar uma cadeira para sentar. Essa atividade ajuda a desenvolver a atenção e a percepção auditiva, além de ser uma forma divertida de aprender sobre o ritmo. Habilidade BNCC: EI01CG04.

4. Contação de Histórias com Música

Integrar música à contação de histórias é uma maneira eficaz de prender a atenção das crianças. O professor pode escolher histórias que tenham canções relacionadas e incentivar os alunos a cantar junto. Essa atividade estimula a imaginação e a criatividade, além de reforçar o aprendizado de novas palavras. Habilidade BNCC: EI01LP01.

5. Jogos de Rimas e Canções

Os jogos de rimas são uma excelente maneira de trabalhar a linguagem e a musicalidade. O professor pode criar um jogo onde as crianças devem completar rimas de músicas conhecidas ou criar novas rimas. Essa atividade desenvolve a consciência fonológica e a criatividade. Habilidade BNCC: EI01LP02.

6. Oficina de Canto Coral

Organizar uma oficina de canto coral permite que as crianças aprendam a cantar em grupo, desenvolvendo a harmonia e o trabalho em equipe. O professor pode selecionar músicas que sejam apropriadas para a faixa etária e que incentivem a participação de todos. Habilidade BNCC: EI01CG02.

7. Mapa Musical

O mapa musical é uma atividade onde as crianças desenham ou colorem um mapa que representa diferentes estilos musicais. O professor pode explicar as características de cada estilo e tocar exemplos para que os alunos possam identificar. Essa atividade promove a diversidade cultural e o conhecimento musical. Habilidade BNCC: EI01ET05.

8. Criação de Letras de Música

Nesta atividade, os alunos são incentivados a criar suas próprias letras de música. O professor pode sugerir temas, como amizade ou natureza, e as crianças podem trabalhar em grupos para compor. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EI01LP03.

9. Teatro Musical

O teatro musical combina atuação e música, permitindo que as crianças explorem diferentes papéis e expressões. O professor pode escolher uma história simples e criar músicas para acompanhar as cenas. Essa atividade desenvolve habilidades sociais e de comunicação. Habilidade BNCC: EI01CG01.

10. Exploração de Sons da Natureza

Levar as crianças para um passeio ao ar livre para ouvir e identificar os sons da natureza é uma atividade enriquecedora. O professor pode pedir que as crianças imitem os sons que ouviram e relacionem com instrumentos musicais. Essa atividade promove a conexão com o meio ambiente e a percepção auditiva. Habilidade BNCC: EI01ET03.