15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil movimento e música

1. Dança das Cores

A atividade “Dança das Cores” envolve o uso de lenços coloridos que as crianças podem agitar enquanto dançam ao som de músicas animadas. Essa atividade estimula a percepção visual e a coordenação motora, além de promover a expressão corporal. As habilidades da BNCC relacionadas incluem: EI03CG01 (explorar diferentes formas de expressão) e EI03EF01 (participar de atividades de dança). A proposta é que as crianças escolham suas cores favoritas e criem uma coreografia livre, incentivando a criatividade e a interação.

2. Jogo do Espelho

No “Jogo do Espelho”, as crianças se dividem em duplas e uma delas imita os movimentos da outra, como se fosse um espelho. Essa atividade é excelente para desenvolver a atenção, a concentração e a percepção corporal. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas são: EI03CG02 (reconhecer e utilizar o próprio corpo) e EI03EF02 (explorar diferentes ritmos e movimentos). O jogo pode ser realizado com músicas de diferentes estilos, desafiando as crianças a se adaptarem aos ritmos.

3. Ciranda Musical

A “Ciranda Musical” é uma atividade clássica que envolve as crianças formando um círculo e cantando músicas tradicionais enquanto dançam. Essa prática ajuda a desenvolver o senso de comunidade e a socialização. As habilidades da BNCC que se relacionam a essa atividade incluem: EI03CG03 (participar de brincadeiras e jogos) e EI03EF03 (apreciar diferentes gêneros musicais). A proposta é que as crianças aprendam novas canções e criem variações nas coreografias.

4. Contação de Histórias com Movimento

Integrar movimento à contação de histórias é uma forma de tornar a narrativa mais envolvente. As crianças podem representar personagens e ações da história, utilizando gestos e movimentos. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas são: EI03CG04 (expressar-se por meio de diferentes linguagens) e EI03EF04 (reconhecer e criar narrativas). Essa atividade estimula a imaginação e a criatividade, além de promover a linguagem oral.

5. Oficina de Instrumentos Musicais

Na “Oficina de Instrumentos Musicais”, as crianças têm a oportunidade de criar seus próprios instrumentos utilizando materiais recicláveis. Essa atividade promove a criatividade e a consciência ambiental. As habilidades da BNCC que se relacionam a essa atividade incluem: EI03CG05 (explorar diferentes sons e ritmos) e EI03EF05 (participar de atividades musicais). Após a confecção, as crianças podem apresentar suas criações em uma pequena apresentação musical.

6. Dança das Estações

A “Dança das Estações” é uma atividade que envolve a representação dos diferentes climas e elementos de cada estação do ano através da dança. As crianças podem criar movimentos que simbolizem o outono, inverno, primavera e verão. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas são: EI03CG06 (explorar o corpo em diferentes contextos) e EI03EF06 (apreciar a diversidade cultural). Essa atividade estimula a consciência ambiental e a expressão artística.

7. Mímica Musical

A “Mímica Musical” é uma atividade onde as crianças devem representar músicas ou sons sem usar palavras, apenas gestos e expressões faciais. Isso ajuda a desenvolver a comunicação não verbal e a criatividade. As habilidades da BNCC que se relacionam a essa atividade incluem: EI03CG07 (expressar-se por meio de gestos e movimentos) e EI03EF07 (participar de atividades de dramatização). As crianças podem trabalhar em grupos para criar suas próprias mímicas.

8. Caminhada Musical

A “Caminhada Musical” consiste em uma atividade ao ar livre onde as crianças caminham ao som de músicas, podendo parar para dançar ou realizar movimentos específicos quando a música parar. Essa atividade promove a atividade física e a percepção rítmica. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas são: EI03CG08 (explorar o espaço e o movimento) e EI03EF08 (apreciar diferentes ritmos). Essa atividade também pode ser adaptada para incluir elementos da natureza.

9. Teatro de Sombras

No “Teatro de Sombras”, as crianças criam figuras e personagens utilizando suas mãos ou recortes de papel, projetando sombras em uma parede. Essa atividade estimula a criatividade e a imaginação. As habilidades da BNCC que se relacionam a essa atividade incluem: EI03CG09 (explorar diferentes formas de arte) e EI03EF09 (participar de atividades teatrais). As crianças podem criar pequenas histórias e encená-las utilizando as sombras.

10. Roda de Música e Movimento

A “Roda de Música e Movimento” é uma atividade onde as crianças se reúnem em um círculo e, ao som de uma música, realizam movimentos que representam a letra da canção. Essa atividade promove a coordenação motora e a socialização. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas são: EI03CG10 (participar de brincadeiras e jogos) e EI03EF10 (apreciar e criar músicas). A proposta é que as crianças escolham músicas que conhecem e que possam ser representadas por movimentos.