15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil matemática grandezas e medidas

1. Medindo com Passos

Uma atividade simples e divertida onde as crianças podem medir distâncias utilizando seus próprios passos. Os alunos devem escolher um objeto na sala de aula e, em seguida, contar quantos passos são necessários para chegar até ele. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15MA01, que envolve a comparação de medidas de comprimento.

2. Criando uma Roda de Medidas

Os alunos podem criar uma roda de medidas utilizando papelão e marcadores. Cada seção da roda pode representar uma unidade de medida, como centímetros e metros. Ao girar a roda, as crianças devem encontrar objetos que correspondam às medidas indicadas. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15MA02, que trata da identificação e comparação de grandezas.

3. Jogo de Pesos e Medidas

Utilizando balanças e diferentes objetos, os alunos podem participar de um jogo onde devem adivinhar o peso de cada item. Após a adivinhação, eles podem pesar os objetos e registrar os resultados. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15MA03, que envolve a noção de peso e suas comparações.

4. Explorando a Temperatura

As crianças podem realizar medições de temperatura utilizando termômetros. Elas podem registrar a temperatura de diferentes ambientes da escola, como a sala de aula e o pátio. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15MA04, que envolve a compreensão de grandezas térmicas.

5. Construindo Gráficos de Altura

Nesta atividade, os alunos devem medir a altura de cada colega e registrar os dados em um gráfico. Eles podem usar régua ou fita métrica para realizar as medições. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15MA05, que envolve a representação de dados em gráficos.

6. Caça ao Tesouro de Medidas

Os alunos podem participar de uma caça ao tesouro onde cada pista envolve uma medida. Por exemplo, “vá até o lugar que está a 5 passos de distância”. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15MA06, que envolve a aplicação de medidas em situações do cotidiano.

7. Comparando Volumes com Água

Utilizando recipientes de diferentes tamanhos, as crianças podem explorar a noção de volume ao encher os recipientes com água. Elas devem comparar qual recipiente comporta mais água e registrar suas observações. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15MA07, que trata da comparação de volumes.

8. Medindo com Fitas Métricas

Os alunos podem usar fitas métricas para medir objetos na sala de aula, como mesas e cadeiras. Eles devem registrar as medidas e discutir as diferenças entre os tamanhos dos objetos. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15MA08, que envolve a medição de comprimentos.

9. Criando um Mapa de Medidas

As crianças podem criar um mapa da sala de aula onde cada objeto é representado por uma medida. Por exemplo, a mesa pode ser representada como um retângulo de 1 metro por 2 metros. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15MA09, que envolve a representação de medidas em mapas.

10. Jogo de Comparação de Medidas

Os alunos podem participar de um jogo onde devem comparar diferentes objetos em relação a suas medidas. Por exemplo, eles podem comparar a largura de dois livros e discutir qual é mais largo. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15MA10, que envolve a comparação de grandezas de forma lúdica.