15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil literatura

1. Contação de Histórias Interativa

Uma atividade que envolve a contação de histórias de forma interativa, onde as crianças podem participar ativamente, fazendo perguntas e sugerindo finais alternativos. Essa prática estimula a criatividade e a imaginação, além de desenvolver a habilidade de escuta e interpretação. Habilidade BNCC: EI01CG01.

2. Criação de Livros Coletivos

Os alunos podem criar um livro coletivo, onde cada criança contribui com uma página ilustrada e um texto. Essa atividade promove a colaboração e o trabalho em equipe, além de incentivar a escrita e a leitura. Habilidade BNCC: EI01EF01.

3. Teatro de Fantoches

Utilizando fantoches, os alunos podem encenar histórias conhecidas ou criar suas próprias narrativas. Essa atividade desenvolve a expressão oral, a criatividade e a empatia, ao permitir que as crianças interpretem diferentes personagens. Habilidade BNCC: EI01EF02.

4. Jogo de Rimas

Um jogo divertido onde as crianças devem encontrar palavras que rimam com outras, ajudando a desenvolver o vocabulário e a consciência fonológica. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a interação social. Habilidade BNCC: EI01LP01.

5. Leitura ao Ar Livre

Levar as crianças para ler em um ambiente externo, como um parque, pode tornar a atividade de leitura mais prazerosa e estimulante. Essa prática ajuda a criar um vínculo positivo com a leitura e a natureza. Habilidade BNCC: EI01EF03.

6. Criação de Poemas

As crianças podem ser incentivadas a criar seus próprios poemas, utilizando rimas e ritmos. Essa atividade estimula a expressão artística e a criatividade, além de desenvolver a sensibilidade literária. Habilidade BNCC: EI01LP02.

7. Caça ao Tesouro Literário

Organizar uma caça ao tesouro com pistas que envolvam livros e personagens literários. Essa atividade promove a leitura de forma lúdica e divertida, além de estimular o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI01EF04.

8. Desenho de Personagens

Após a leitura de uma história, as crianças podem desenhar seus personagens favoritos. Essa atividade estimula a interpretação e a criatividade, além de permitir que os alunos expressem suas emoções e opiniões sobre a história. Habilidade BNCC: EI01CG02.

9. Jogos de Memória com Palavras

Criar um jogo de memória utilizando palavras e imagens de livros lidos em sala de aula. Essa atividade ajuda a fixar o vocabulário e a desenvolver a memória visual das crianças. Habilidade BNCC: EI01LP03.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

As crianças podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenhando e escrevendo diálogos. Essa atividade estimula a criatividade, a escrita e a leitura, além de permitir que os alunos explorem diferentes formas de contar histórias. Habilidade BNCC: EI01EF05.

11. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde cada criança pode compartilhar um livro que leu. Essa atividade promove a oralidade e a troca de experiências literárias, além de incentivar o gosto pela leitura. Habilidade BNCC: EI01EF06.

12. Mapa da História

Após a leitura de uma história, as crianças podem criar um mapa que represente os principais eventos da narrativa. Essa atividade ajuda a desenvolver a compreensão de texto e a organização de ideias. Habilidade BNCC: EI01CG03.

13. Atividade de Dramaturgia

As crianças podem criar pequenas peças teatrais baseadas em histórias que leram. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão corporal e a capacidade de trabalhar em grupo. Habilidade BNCC: EI01EF07.

14. Jogo de Adivinhações Literárias

Um jogo onde as crianças devem adivinhar o livro ou personagem a partir de dicas dadas por colegas. Essa atividade estimula o conhecimento literário e a interação social. Habilidade BNCC: EI01LP04.

15. Criação de Cartazes Literários

As crianças podem criar cartazes sobre livros que leram, incluindo resumos e ilustrações. Essa atividade promove a leitura crítica e a expressão artística, além de incentivar o compartilhamento de informações. Habilidade BNCC: EI01CG04.