15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil linguagem oral

1. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da linguagem oral na educação infantil. Os professores podem escolher livros ilustrados e contar as histórias de forma envolvente, utilizando diferentes entonações e expressões faciais. Essa prática estimula a imaginação das crianças e as incentiva a participar, fazendo perguntas e comentando sobre a narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo de Rimas

O jogo de rimas é uma atividade divertida que ajuda as crianças a reconhecer sons e padrões na linguagem. Os professores podem iniciar com uma palavra e pedir que os alunos encontrem palavras que rimem com ela. Essa atividade pode ser feita em grupo, promovendo a interação e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma excelente maneira de desenvolver a expressão oral e a criatividade das crianças. Os professores podem criar um pequeno roteiro e permitir que os alunos interpretem diferentes personagens. Essa atividade não só melhora a linguagem oral, mas também ensina sobre trabalho em equipe e empatia. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Os jogos de perguntas e respostas são ótimos para estimular o raciocínio e a linguagem oral. Os professores podem criar um quiz sobre temas variados, permitindo que as crianças façam perguntas e respondam. Essa atividade promove a escuta ativa e a articulação de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Histórias em Grupo

Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos e devem criar uma história coletiva. Cada criança pode contribuir com uma parte da narrativa, o que estimula a colaboração e a expressão oral. Ao final, cada grupo pode apresentar sua história para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogos de Palavras

Os jogos de palavras, como o “Stop” ou “Adivinhação”, são excelentes para desenvolver o vocabulário e a fluência verbal. Os professores podem adaptar as regras para torná-los mais acessíveis às crianças, garantindo que todos participem e se divirtam. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Entrevistas com os Colegas

As entrevistas são uma forma prática de desenvolver a linguagem oral. Os alunos podem entrevistar uns aos outros sobre temas de interesse, como hobbies ou animais de estimação. Essa atividade incentiva a escuta e a formulação de perguntas. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Canções

Os alunos podem criar suas próprias canções ou paródias, utilizando melodias conhecidas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de ser uma forma divertida de aprender sobre rimas e ritmos. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Debate sobre Temas do Dia a Dia

Os debates são uma excelente maneira de desenvolver a argumentação e a expressão oral. Os professores podem escolher temas simples e relevantes para as crianças, permitindo que elas expressem suas opiniões e ouçam as dos colegas. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de um Jornal da Turma

A criação de um jornal da turma permite que as crianças escrevam e apresentem notícias sobre o que acontece na escola. Essa atividade estimula a linguagem escrita e oral, além de promover o trabalho em equipe e a organização de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Jogos de Memória com Palavras

Os jogos de memória que utilizam palavras ou imagens ajudam as crianças a desenvolverem a memória verbal e a linguagem oral. Os professores podem criar cartões com palavras e imagens, e as crianças devem encontrar os pares, promovendo a interação e o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Atividades de Descrição de Imagens

Os alunos podem trabalhar com imagens e descrever o que veem, estimulando a observação e a linguagem oral. Os professores podem apresentar diferentes imagens e pedir que as crianças falem sobre elas, desenvolvendo a capacidade de descrição e argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de um Livro Coletivo

Nesta atividade, os alunos podem criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa prática estimula a escrita e a oralidade, além de promover a colaboração entre os alunos. Ao final, o livro pode ser lido em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Jogos de Imitação

Os jogos de imitação, onde as crianças imitam sons de animais ou personagens, são ótimos para desenvolver a linguagem oral e a criatividade. Os professores podem criar situações em que os alunos precisam imitar diferentes sons, promovendo a diversão e o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Atividades de Contação de Histórias com Objetos

Os professores podem utilizar objetos do cotidiano para contar histórias, incentivando a criatividade e a linguagem oral. As crianças podem escolher os objetos e criar suas próprias narrativas, desenvolvendo a imaginação e a expressão verbal. Habilidade BNCC: EF15LP15.