15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil linguagem escrita

1. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos utilizando personagens e situações do cotidiano. Essa atividade estimula a criatividade e a linguagem escrita, permitindo que as crianças expressem suas ideias de forma visual e textual. Habilidade BNCC: (EF15LP01).

2. Jogo da Memória com Palavras

Elabore um jogo da memória utilizando palavras que as crianças aprenderam durante as aulas. As crianças devem encontrar os pares de palavras e, ao fazê-lo, devem também formar frases simples com elas. Habilidade BNCC: (EF15LP02).

3. Produção de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas que estão estudando, utilizando imagens e palavras. Essa atividade ajuda a desenvolver a escrita e a organização de ideias, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: (EF15LP03).

4. Diário de Classe

Incentive os alunos a manter um diário de classe onde eles possam registrar suas experiências e aprendizados diários. Essa prática estimula a escrita reflexiva e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: (EF15LP04).

5. Contação de Histórias

Organize uma sessão de contação de histórias onde as crianças podem contar suas próprias histórias ou recontar histórias conhecidas. Essa atividade desenvolve a oralidade e a escrita, além de promover a escuta ativa. Habilidade BNCC: (EF15LP05).

6. Criação de Poemas

Os alunos podem criar poemas utilizando rimas e ritmos. Essa atividade estimula a criatividade e a sensibilidade linguística, além de permitir que as crianças explorem diferentes formas de expressão. Habilidade BNCC: (EF15LP06).

7. Roda de Leitura

Promova uma roda de leitura onde cada aluno pode ler um trecho de um livro ou história que gostou. Essa atividade incentiva a leitura e a escrita, além de promover a troca de experiências literárias. Habilidade BNCC: (EF15LP07).

8. Criação de Fanzines

Os alunos podem criar fanzines sobre temas de seu interesse, incluindo textos, desenhos e colagens. Essa atividade estimula a escrita criativa e a expressão individual, além de promover o trabalho colaborativo. Habilidade BNCC: (EF15LP08).

9. Jogo de Rimas

Realize um jogo onde as crianças devem encontrar palavras que rimam com uma palavra dada. Essa atividade ajuda a desenvolver o vocabulário e a consciência fonológica, fundamentais para a escrita. Habilidade BNCC: (EF15LP09).

10. Atividades de Leitura Compartilhada

Realize atividades de leitura compartilhada onde o professor lê um livro em voz alta e os alunos podem interagir, fazendo perguntas e comentando sobre a história. Essa prática estimula a compreensão leitora e a escrita. Habilidade BNCC: (EF15LP10).

11. Criação de Histórias em Grupo

Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie uma história coletiva. Eles devem discutir e escrever a história juntos, promovendo a colaboração e a troca de ideias. Habilidade BNCC: (EF15LP11).

12. Produção de Cartas

Os alunos podem escrever cartas para amigos ou familiares, praticando a escrita de forma pessoal e significativa. Essa atividade ajuda a desenvolver a escrita formal e a expressão de sentimentos. Habilidade BNCC: (EF15LP12).

13. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos podem criar jogos de tabuleiro que envolvam perguntas e respostas sobre temas estudados. Essa atividade estimula a escrita e o raciocínio lógico, além de promover a diversão em grupo. Habilidade BNCC: (EF15LP13).

14. Montagem de Livros Coletivos

Os alunos podem contribuir para a montagem de um livro coletivo, onde cada um escreve uma página sobre um tema específico. Essa atividade promove a escrita colaborativa e a valorização do trabalho em equipe. Habilidade BNCC: (EF15LP14).

15. Criação de Vídeos com Roteiros

Os alunos podem criar pequenos vídeos, escrevendo roteiros sobre temas que estudaram. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade, além de integrar diferentes linguagens. Habilidade BNCC: (EF15LP15).