15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil geometria

1. Construindo Formas com Massinha

Utilizando massinha de modelar, as crianças podem criar diferentes formas geométricas, como quadrados, triângulos e círculos. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora, além de permitir que os alunos explorem as propriedades das formas. Habilidade BNCC: (EF01MA06) – Identificar e nomear formas geométricas em diferentes contextos.

2. Caça ao Tesouro Geométrico

Organize uma caça ao tesouro onde as crianças devem encontrar objetos que representem diferentes formas geométricas na sala de aula ou no pátio da escola. Essa atividade promove a observação e a identificação de formas no cotidiano. Habilidade BNCC: (EF01MA07) – Reconhecer e descrever formas geométricas em diferentes contextos.

3. Pintura de Formas Geométricas

Forneça folhas com contornos de formas geométricas para que as crianças pintem. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção visual e a familiaridade com as formas. Habilidade BNCC: (EF01MA08) – Produzir representações gráficas de formas geométricas.

4. Jogo da Memória Geométrica

Crie um jogo da memória utilizando cartas com diferentes formas geométricas. As crianças devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a reforçar o reconhecimento das formas e a memória visual. Habilidade BNCC: (EF01MA09) – Comparar e classificar formas geométricas.

5. Montagem de Quebra-Cabeças Geométricos

Utilize quebra-cabeças que contenham formas geométricas. As crianças devem montar as peças, o que promove o raciocínio lógico e a compreensão das relações espaciais. Habilidade BNCC: (EF01MA10) – Resolver problemas envolvendo formas geométricas.

6. Desenho de Formas no Chão

Com fita adesiva colorida, desenhe formas geométricas no chão da sala. As crianças podem pular de forma a seguir as formas, o que promove a atividade física e a identificação das formas. Habilidade BNCC: (EF01MA11) – Identificar e descrever a posição e a localização de formas geométricas.

7. Criação de Móbiles Geométricos

As crianças podem criar móbiles utilizando formas geométricas recortadas em papel colorido. Essa atividade estimula a coordenação motora e a criatividade, além de permitir a exploração das formas em três dimensões. Habilidade BNCC: (EF01MA12) – Construir e representar formas geométricas em diferentes dimensões.

8. Formas na Natureza

Leve as crianças para um passeio ao ar livre e peça que identifiquem formas geométricas na natureza, como folhas, flores e pedras. Essa atividade conecta o aprendizado com o ambiente natural e estimula a observação. Habilidade BNCC: (EF01MA13) – Reconhecer formas geométricas em elementos da natureza.

9. Jogo de Classificação de Formas

Forneça diferentes objetos e peça que as crianças classifiquem por forma. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de categorização e comparação. Habilidade BNCC: (EF01MA14) – Classificar e organizar formas geométricas de acordo com suas características.

10. Histórias com Formas

Crie uma história onde as formas geométricas são personagens. As crianças podem desenhar ou representar a história, o que estimula a criatividade e a compreensão das formas. Habilidade BNCC: (EF01MA15) – Criar narrativas utilizando formas geométricas como elementos da história.

11. Formas em Movimento

Realize uma atividade onde as crianças devem representar formas geométricas com seus corpos. Essa atividade promove a expressão corporal e a identificação das formas de maneira lúdica. Habilidade BNCC: (EF01MA16) – Representar formas geométricas através do movimento corporal.

12. Construção com Blocos

Utilize blocos de construção para que as crianças montem diferentes formas geométricas. Essa atividade estimula a criatividade, a coordenação motora e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: (EF01MA17) – Construir formas geométricas utilizando materiais diversos.

13. Formas e Cores

Proponha uma atividade onde as crianças devem associar cores a diferentes formas geométricas. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção visual e a criatividade. Habilidade BNCC: (EF01MA18) – Associar cores a formas geométricas em diferentes contextos.

14. Desenho de Formas em Grupo

Organize uma atividade em grupo onde as crianças devem desenhar um grande mural com diferentes formas geométricas. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a expressão artística. Habilidade BNCC: (EF01MA19) – Trabalhar em grupo para criar representações de formas geométricas.

15. Formas e Música

Crie uma atividade onde as crianças devem associar músicas a diferentes formas geométricas, dançando conforme a forma apresentada. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal. Habilidade BNCC: (EF01MA20) – Associar formas geométricas a movimentos e ritmos musicais.