15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil folclore

1. Contação de Histórias do Folclore Brasileiro

Uma atividade que envolve a contação de histórias é essencial para introduzir as crianças ao folclore brasileiro. Os professores podem escolher contos como “A Lenda do Saci” ou “A História da Iara”. Durante a contação, é possível utilizar fantoches ou ilustrações para tornar a atividade mais interativa. Essa prática desenvolve a imaginação e a linguagem oral das crianças. Habilidade BNCC: (EF15LP01).

2. Criação de Máscaras de Personagens Folclóricos

As crianças podem criar máscaras de personagens como o Saci, a Cuca ou o Curupira. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Os alunos podem usar papel, tintas e outros materiais recicláveis para confeccionar suas máscaras. Após a confecção, pode-se realizar um desfile, onde cada aluno apresenta seu personagem. Habilidade BNCC: (EF02AR01).

3. Danças Folclóricas

Incentivar as crianças a aprender danças folclóricas, como a dança do Boi Bumbá ou a Ciranda, é uma forma divertida de integrar cultura e movimento. Os professores podem ensinar os passos básicos e organizar uma apresentação. Essa atividade promove a socialização e o respeito pelas tradições culturais. Habilidade BNCC: (EF15AR02).

4. Oficina de Artesanato com Temática Folclórica

Uma oficina de artesanato pode incluir a confecção de objetos que representam o folclore, como bonecos de pano ou objetos de barro. Essa atividade permite que as crianças explorem diferentes materiais e técnicas, além de aprenderem sobre a importância do folclore na cultura brasileira. Habilidade BNCC: (EF02AR03).

5. Jogo de Memória com Personagens Folclóricos

O jogo de memória é uma atividade lúdica que pode ser adaptada para incluir figuras de personagens do folclore brasileiro. As crianças devem encontrar os pares e, ao mesmo tempo, aprender sobre cada personagem. Essa atividade estimula a memória e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: (EF15MA03).

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos baseadas em contos folclóricos. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de permitir que as crianças interpretem e reinterpretem as histórias de forma visual. Habilidade BNCC: (EF15LP02).

7. Teatro de Fantoches com Temática Folclórica

Os professores podem organizar uma apresentação de teatro de fantoches, onde as crianças representam histórias do folclore. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e expressão, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: (EF15AR04).

8. Mapa do Folclore Brasileiro

Uma atividade interessante é a criação de um mapa do Brasil que destaque as regiões e seus respectivos personagens folclóricos. As crianças podem pesquisar e apresentar o que aprenderam sobre cada personagem. Essa atividade estimula a pesquisa e o conhecimento geográfico. Habilidade BNCC: (EF15GE01).

9. Culinária Típica do Folclore

Os alunos podem participar de uma atividade culinária onde aprendem a fazer pratos típicos que estão relacionados ao folclore, como o bolo de milho ou a pamonha. Essa atividade promove a cultura alimentar e a valorização das tradições. Habilidade BNCC: (EF15CI01).

10. Música e Canções Folclóricas

Ensinar canções folclóricas é uma forma de integrar música e cultura. Os professores podem apresentar músicas como “Asa Branca” ou “O Caderno”, e as crianças podem aprender a cantar e até mesmo criar suas próprias letras inspiradas no folclore. Habilidade BNCC: (EF15AR05).