15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil festa junina

1. Dança da Fogueira

A dança da fogueira é uma atividade que pode ser realizada em grupo, onde as crianças aprendem sobre a tradição das festas juninas. Os alunos podem se vestir com roupas típicas e aprender passos simples de dança, promovendo a coordenação motora e a socialização. Essa atividade está alinhada à BNCC, especificamente à habilidade de desenvolver a expressão corporal e a apreciação cultural. (Habilidade: EF15AR01)

2. Pintura de Bandeirinhas

Nesta atividade, as crianças podem criar suas próprias bandeirinhas utilizando papel colorido e canetinhas. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora fina, além de permitir que os alunos conheçam a simbologia das bandeirinhas nas festas juninas. A atividade está em conformidade com a BNCC, promovendo a expressão artística. (Habilidade: EF15AR02)

3. Contação de Histórias Juninas

A contação de histórias é uma excelente forma de trabalhar a oralidade e a imaginação das crianças. Professores podem contar histórias tradicionais de festas juninas, como a do Saci ou a da noiva da roça, incentivando a participação dos alunos. Essa atividade atende à BNCC ao desenvolver a habilidade de escuta e interpretação de textos. (Habilidade: EF15LP01)

4. Jogo da Roda

O jogo da roda é uma atividade lúdica que pode ser realizada ao ar livre. As crianças se sentam em círculo e cantam músicas típicas, enquanto uma delas fica no centro realizando uma dança. Essa atividade promove a interação social e a expressão musical, alinhando-se à BNCC nas habilidades de apreciação musical e socialização. (Habilidade: EF15AR03)

5. Arrecadação de Alimentos

Organizar uma campanha de arrecadação de alimentos para a comunidade é uma forma de ensinar às crianças sobre solidariedade e cidadania. Os alunos podem criar cartazes e participar da coleta, desenvolvendo habilidades de organização e trabalho em equipe. Essa atividade está alinhada à BNCC, promovendo o desenvolvimento social e ético. (Habilidade: EF15CS01)

6. Oficina de Culinária Junina

Realizar uma oficina de culinária onde as crianças podem aprender a fazer pratos típicos, como pamonha e canjica, é uma forma divertida de trabalhar a cultura local. Além de desenvolver habilidades culinárias, a atividade promove o aprendizado sobre a importância da alimentação saudável. Alinha-se à BNCC ao abordar a cultura e a alimentação. (Habilidade: EF15CI01)

7. Criação de Máscaras de São João

Nesta atividade, as crianças podem criar máscaras representando personagens típicos das festas juninas, como o caipira e a noiva. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover o conhecimento sobre a cultura popular. Está alinhada à BNCC, desenvolvendo a habilidade de criar e interpretar. (Habilidade: EF15AR04)

8. Brincadeiras de Rua

Resgatar brincadeiras tradicionais de rua, como a “corrida de saco” e “pular corda”, é uma ótima maneira de promover a atividade física e a socialização entre as crianças. Essas brincadeiras ajudam a desenvolver habilidades motoras e a importância do brincar coletivo. Alinha-se à BNCC, promovendo a educação física e a convivência. (Habilidade: EF15EF01)

9. Montagem de um Arraial

Organizar a montagem de um arraial na escola, com barracas e decoração típica, é uma atividade que envolve planejamento e trabalho em equipe. As crianças podem participar da decoração e da organização das atividades, desenvolvendo habilidades de cooperação e responsabilidade. Essa atividade está alinhada à BNCC, promovendo a organização e a participação social. (Habilidade: EF15EF02)

10. Apresentação de Teatro Junino

Os alunos podem criar e apresentar uma peça de teatro baseada em histórias juninas. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão verbal e a capacidade de trabalhar em grupo. Além disso, promove o conhecimento sobre a cultura e as tradições locais. Está alinhada à BNCC, desenvolvendo habilidades de expressão e interpretação. (Habilidade: EF15AR05)