15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil creche folclore

1. Contação de Histórias Folclóricas

A contação de histórias é uma atividade rica que estimula a imaginação das crianças. Os professores podem escolher histórias do folclore brasileiro, como “O Saci Pererê” ou “A Iara”, e narrá-las de forma envolvente. Para isso, é importante utilizar recursos visuais, como fantoches ou ilustrações, que ajudem a prender a atenção dos pequenos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP02, que propõe a apreciação de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Máscaras de Personagens Folclóricos

As crianças podem criar máscaras de personagens do folclore, como o Curupira ou a Mula Sem Cabeça, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora fina. Os alunos podem, em seguida, apresentar suas máscaras e contar um pouco sobre o personagem que representam. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a produção e apreciação de arte.

3. Dança das Folguedos

Promover uma dança típica, como a dança do Boi Bumbá ou o Frevo, é uma excelente forma de integrar cultura e movimento. Os professores podem ensinar os passos básicos e, em seguida, realizar uma apresentação em grupo. Essa atividade estimula a socialização e o respeito às tradições culturais, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a prática de atividades corporais.

4. Oficina de Culinária Típica

Realizar uma oficina de culinária com pratos típicos do folclore, como o bolo de milho ou a pamonha, é uma forma divertida de ensinar sobre a cultura brasileira. As crianças podem participar do processo de preparação, aprendendo sobre os ingredientes e sua origem. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15CI05, que envolve a exploração de diferentes culturas e tradições.

5. Jogo de Memória com Personagens Folclóricos

Criar um jogo de memória com figuras de personagens do folclore é uma atividade lúdica que estimula a memória e a concentração. Os professores podem elaborar cartões com imagens e nomes dos personagens, e as crianças devem encontrar os pares. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP03, que propõe a prática de jogos e brincadeiras.

6. Pintura de Painéis Temáticos

As crianças podem participar da pintura de painéis que retratam cenas do folclore brasileiro. Essa atividade não só estimula a criatividade, mas também promove o trabalho em equipe. Os painéis podem ser expostos na escola, valorizando a cultura local. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação de obras de arte coletivas.

7. Teatro de Fantoches

Os professores podem incentivar as crianças a criar um teatro de fantoches com personagens folclóricos. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. As crianças podem escrever um pequeno roteiro e apresentar para os colegas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção de textos orais e escritos.

8. Caça ao Tesouro Folclórico

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas ao folclore é uma forma divertida de aprender. As crianças podem seguir as pistas que levam a diferentes personagens e histórias, aprendendo sobre cada um deles ao longo do caminho. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF02, que aborda a exploração do espaço e do ambiente.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

As crianças podem criar suas próprias histórias em quadrinhos inspiradas em personagens do folclore. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa visual, permitindo que os alunos expressem suas ideias de forma artística. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que propõe a produção de textos em diferentes formatos.

10. Músicas e Cantigas Folclóricas

Ensinar músicas e cantigas folclóricas é uma ótima maneira de integrar a música à cultura brasileira. Os professores podem apresentar canções tradicionais e incentivar as crianças a cantar e dançar. Essa atividade promove a apreciação musical e a valorização da cultura, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a apreciação e a criação musical.