15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil creche família

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação das crianças. Os professores podem selecionar livros que abordem temas do cotidiano, como a família, e incentivar os alunos a interagirem com a narrativa, fazendo perguntas e expressando suas opiniões. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que propõe a prática de leitura e interpretação de textos.

2. Jogos de Roda com Músicas Infantis

Os jogos de roda são uma forma divertida de promover a socialização e a coordenação motora. Os educadores podem ensinar músicas tradicionais e criar coreografias simples, permitindo que as crianças se movimentem e se divirtam. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a expressão corporal e o desenvolvimento rítmico.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis estimula a criatividade e a consciência ambiental. Os alunos podem criar objetos ou obras de arte que representem suas famílias, desenvolvendo habilidades motoras e artísticas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR02, que aborda a produção artística e a valorização de diferentes materiais.

4. Brincadeiras de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são essenciais para o desenvolvimento da imaginação e da empatia. Os professores podem criar cenários que representem a vida familiar, permitindo que as crianças interpretem diferentes papéis. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15CI01, que propõe a exploração de diferentes contextos sociais e culturais.

5. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem na rotina escolar é uma excelente maneira de ensinar sobre a natureza e a importância do cuidado com o meio ambiente. As crianças podem plantar sementes e acompanhar o crescimento das plantas, desenvolvendo responsabilidade e paciência. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI02, que aborda a observação e a experimentação no ambiente natural.

6. Criação de Cartazes sobre a Família

Os alunos podem criar cartazes que representem suas famílias, utilizando recortes de revistas e desenhos. Essa atividade estimula a expressão pessoal e a valorização das relações familiares. Está alinhada à habilidade BNCC EF15LP02, que propõe a produção de textos visuais e a comunicação de ideias.

7. Atividades de Culinária

Realizar atividades de culinária simples, como preparar um lanche saudável, pode ser uma forma divertida de ensinar sobre nutrição e trabalho em equipe. As crianças podem participar do processo, desde a escolha dos ingredientes até a preparação. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15ET01, que aborda a prática de cuidados com a saúde e a alimentação.

8. Jogos de Memória com Fotos da Família

Os jogos de memória são ótimos para desenvolver a concentração e a memória das crianças. Criar um jogo utilizando fotos das famílias dos alunos pode tornar a atividade mais significativa e pessoal. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15LP03, que propõe a exploração de diferentes formas de linguagem e comunicação.

9. Atividades de Movimento com Danças Folclóricas

Incluir danças folclóricas nas atividades escolares é uma maneira de valorizar a cultura brasileira e promover o movimento. Os alunos podem aprender danças típicas e se apresentar para a turma, desenvolvendo habilidades sociais e motoras. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR03, que aborda a apreciação e a prática de diferentes manifestações culturais.

10. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias é uma forma lúdica de engajar as crianças na narrativa. Os professores podem criar personagens que representem membros da família e explorar temas como amizade e respeito. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que propõe a criação e a interpretação de narrativas.