15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil corpo humano

1. Montagem do Corpo Humano com Materiais Recicláveis

Utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, caixas de papelão e tampinhas, os alunos podem criar uma representação tridimensional do corpo humano. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de proporcionar uma compreensão visual das partes do corpo. Habilidade BNCC: (EF15CI01) – Identificar e descrever as partes do corpo humano e suas funções.

2. Jogo da Memória das Partes do Corpo

Crie um jogo da memória com cartões que contenham imagens e nomes das partes do corpo. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a fixar o conhecimento de forma lúdica. Habilidade BNCC: (EF15CI02) – Reconhecer e nomear as partes do corpo humano e suas funções.

3. Dança das Partes do Corpo

Organize uma atividade de dança onde cada parte do corpo é representada por um movimento específico. Os alunos devem imitar os movimentos e, ao final, discutir sobre a importância de cada parte do corpo. Habilidade BNCC: (EF15EF01) – Participar de atividades corporais, expressando-se por meio de movimentos.

4. Desenho do Corpo Humano

Peça aos alunos que desenhem o corpo humano e identifiquem suas partes. Essa atividade pode ser complementada com uma explicação sobre a função de cada parte desenhada. Habilidade BNCC: (EF15AR01) – Criar e representar imagens e formas, utilizando diferentes técnicas e materiais.

5. Mapa do Corpo Humano

Os alunos podem criar um mapa do corpo humano em um grande papel, onde cada um desenha uma parte do corpo e escreve uma breve descrição de sua função. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a pesquisa. Habilidade BNCC: (EF15CI03) – Investigar e registrar informações sobre o corpo humano e suas funções.

6. Experiência com Sentidos

Realize uma experiência onde os alunos possam explorar os cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. Cada aluno pode trazer um objeto relacionado a um dos sentidos e compartilhar suas experiências. Habilidade BNCC: (EF15CI04) – Identificar e descrever os sentidos e suas funções.

7. Teatro das Emoções

Promova uma atividade de teatro onde os alunos representam diferentes emoções e como elas se manifestam no corpo. Essa atividade ajuda a desenvolver a empatia e a compreensão das emoções. Habilidade BNCC: (EF15EF02) – Expressar-se por meio de diferentes linguagens artísticas, como o teatro.

8. Quebra-Cabeça do Corpo Humano

Crie um quebra-cabeça gigante do corpo humano, onde os alunos devem montar as peças e identificar as partes do corpo. Essa atividade é excelente para o desenvolvimento da coordenação motora e do trabalho em equipe. Habilidade BNCC: (EF15CI05) – Reconhecer a importância da saúde e do cuidado com o corpo humano.

9. Música das Partes do Corpo

Utilize músicas que mencionem partes do corpo e crie uma coreografia simples. Os alunos podem dançar e cantar, aprendendo de forma divertida sobre o corpo humano. Habilidade BNCC: (EF15EF03) – Participar de atividades musicais, expressando-se por meio do canto e da dança.

10. Experiência de Respiração

Realize uma atividade onde os alunos aprendem sobre a respiração e a importância do ar para o corpo. Eles podem fazer exercícios de respiração e discutir como isso afeta a saúde. Habilidade BNCC: (EF15CI06) – Compreender a importância da respiração e do ar para a vida.