15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil contação de história

1. Contação de História com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias é uma forma lúdica de engajar as crianças. Os alunos podem criar seus próprios fantoches com materiais recicláveis e, em seguida, usar esses fantoches para representar personagens de uma história. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EI01CG03.

2. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde cada criança pode escolher um livro para ler em voz alta. Essa atividade promove a escuta ativa e o desenvolvimento da linguagem. Além disso, os alunos podem discutir sobre a história, o que ajuda a desenvolver o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EI01EF01.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

As crianças podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenhando os personagens e escrevendo os diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de permitir que os alunos explorem diferentes narrativas. Habilidade BNCC: EI01EF02.

4. Teatro de Sombras

Com uma fonte de luz e recortes de papel, os alunos podem criar um teatro de sombras para contar uma história. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a imaginação, além de ser uma forma divertida de contar histórias. Habilidade BNCC: EI01CG04.

5. Contação de História com Música

Integrar músicas à contação de histórias pode tornar a atividade mais envolvente. As crianças podem cantar partes da história ou criar uma canção que resuma a narrativa. Essa abordagem ajuda a desenvolver a memória e a musicalidade. Habilidade BNCC: EI01EF03.

6. Criação de Livros Coletivos

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a colaboração, além de incentivar a escrita e a ilustração. Habilidade BNCC: EI01EF04.

7. Jogo de Perguntas sobre a História

Após a contação de uma história, os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas. Essa atividade estimula a compreensão e a memória, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EI01EF05.

8. Desenho da Cena Favorita

Após ouvir uma história, as crianças podem desenhar a cena que mais gostaram. Essa atividade estimula a interpretação e a expressão artística, permitindo que os alunos expressem suas emoções em relação à narrativa. Habilidade BNCC: EI01CG05.

9. Contação de História com Objetos

Utilizar objetos do cotidiano para contar uma história pode tornar a atividade mais dinâmica. As crianças podem escolher objetos que representem personagens ou elementos da narrativa, estimulando a criatividade e a imaginação. Habilidade BNCC: EI01CG06.

10. Criação de um Mapa da História

Os alunos podem criar um mapa que represente os locais da história contada. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio espacial e a compreensão da narrativa, além de ser uma forma divertida de explorar a geografia. Habilidade BNCC: EI01EF06.

11. Contação de História em Duplas

As crianças podem se dividir em duplas e contar uma história uma para a outra. Essa atividade promove a escuta ativa e a empatia, além de incentivar a prática da oralidade. Habilidade BNCC: EI01CG07.

12. Criação de Personagens

Os alunos podem criar novos personagens para uma história conhecida, desenvolvendo suas características e motivações. Essa atividade estimula a imaginação e a narrativa, permitindo que as crianças explorem diferentes perspectivas. Habilidade BNCC: EI01EF07.

13. Contação de História com Dança

Integrar dança à contação de histórias pode tornar a atividade mais interativa. As crianças podem representar a história através de movimentos, desenvolvendo a coordenação motora e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EI01CG08.

14. Jogo de Memória com Histórias

Criar um jogo de memória utilizando imagens de personagens e cenas de uma história pode ajudar as crianças a fixarem a narrativa. Essa atividade estimula a memória e a concentração, além de ser divertida. Habilidade BNCC: EI01EF08.

15. Contação de História com Recursos Audiovisuais

Utilizar vídeos ou slides para contar uma história pode enriquecer a experiência. As crianças podem assistir a uma animação e, em seguida, discutir sobre o que aprenderam. Essa atividade estimula a interpretação e o uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EI01EF09.