15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil com massinha

1. Criando Formas Geométricas

Utilizando massinha, as crianças podem criar diversas formas geométricas, como quadrados, triângulos e círculos. Essa atividade estimula o reconhecimento de formas e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF01MA01 – Identificar e nomear formas geométricas.

2. Animais da Fazenda

As crianças podem modelar animais da fazenda, como vacas, porcos e galinhas. Além de desenvolver a criatividade, essa atividade pode ser complementada com histórias sobre a vida no campo. Habilidade BNCC: EF15LP01 – Reconhecer e produzir narrativas orais.

3. Montando o Corpo Humano

Com a massinha, os alunos podem criar um modelo do corpo humano, identificando as partes como cabeça, braços e pernas. Essa atividade é excelente para ensinar sobre anatomia de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF02CI01 – Identificar partes do corpo humano.

4. Construindo Cidades

As crianças podem usar massinha para construir uma cidade, incluindo casas, ruas e árvores. Essa atividade promove o entendimento sobre urbanização e a importância dos espaços. Habilidade BNCC: EF15GE01 – Reconhecer a organização do espaço urbano.

5. Criando Histórias em Quadrinhos

Utilizando massinha, os alunos podem criar personagens e cenários para contar suas próprias histórias em quadrinhos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP02 – Produzir textos em diferentes gêneros.

6. Representando Emoções

As crianças podem modelar rostos com diferentes expressões para representar emoções como alegria, tristeza e raiva. Essa atividade ajuda no reconhecimento e na expressão de sentimentos. Habilidade BNCC: EF02PS01 – Identificar e expressar emoções.

7. Criando Frutas e Legumes

Com a massinha, os alunos podem fazer representações de frutas e legumes, aprendendo sobre alimentação saudável. Essa atividade pode ser integrada a discussões sobre nutrição. Habilidade BNCC: EF15CI01 – Reconhecer a importância de uma alimentação saudável.

8. Modelando Personagens de Contos de Fadas

As crianças podem criar personagens de seus contos de fadas favoritos com massinha, desenvolvendo a imaginação e a narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP03 – Participar de contação de histórias.

9. Criando Instrumentos Musicais

Utilizando massinha, os alunos podem modelar instrumentos musicais, como tambores e flautas. Essa atividade pode ser acompanhada de uma introdução à música e ao ritmo. Habilidade BNCC: EF02AR01 – Explorar diferentes sons e ritmos.

10. Construindo um Jardim

As crianças podem usar massinha para criar um jardim com flores e plantas, aprendendo sobre a natureza e a importância da preservação ambiental. Habilidade BNCC: EF02CI02 – Reconhecer a diversidade da natureza.