15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil ciências naturais

1. Observação da Natureza

Uma atividade simples e eficaz é levar as crianças para um passeio ao ar livre, onde elas podem observar diferentes elementos da natureza, como plantas, insetos e animais. Durante a atividade, os professores podem incentivar as crianças a descreverem o que veem, utilizando suas habilidades de observação e linguagem. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF02CI01, que envolve a observação e descrição de fenômenos naturais.

2. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples com água, como a mistura de diferentes líquidos (água, óleo, corante) e observar o que acontece, pode ser muito educativo. As crianças podem aprender sobre densidade e miscibilidade, enquanto desenvolvem habilidades científicas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02CI02, que trata da investigação de propriedades de materiais.

3. Criação de um Jardim

Os alunos podem participar da criação de um pequeno jardim na escola, onde aprenderão sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da fotossíntese. Os professores podem explicar como as plantas crescem e quais são suas necessidades básicas. Essa atividade está ligada à habilidade EF02CI03, que envolve o reconhecimento da importância das plantas para o meio ambiente.

4. Montagem de um Terrário

Montar um terrário é uma excelente forma de ensinar sobre ecossistemas. As crianças podem escolher as plantas e os elementos que farão parte do terrário, observando como eles interagem. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF02CI04, que aborda a relação entre os seres vivos e o ambiente.

5. Experiência com Sementes

As crianças podem plantar diferentes tipos de sementes em copos transparentes e acompanhar o crescimento ao longo do tempo. Essa atividade permite que os alunos observem as mudanças e aprendam sobre o ciclo de vida das plantas. Está alinhada com a habilidade EF02CI05, que envolve a observação de transformações em seres vivos.

6. Jogo de Classificação de Animais

Os professores podem criar um jogo onde as crianças precisam classificar diferentes animais em grupos, como mamíferos, aves, répteis, etc. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a compreensão sobre a biodiversidade. Relaciona-se com a habilidade EF02CI06, que trata da classificação dos seres vivos.

7. Experimentos com Magnetismo

Realizar experiências simples com ímãs e objetos metálicos pode ser uma maneira divertida de ensinar sobre magnetismo. As crianças podem explorar quais objetos são atraídos pelos ímãs e quais não são, desenvolvendo habilidades de investigação. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF02CI07, que envolve a exploração de forças e movimentos.

8. Criação de um Mapa do Meio Ambiente

As crianças podem criar um mapa do ambiente escolar, identificando áreas verdes, árvores e outros elementos naturais. Essa atividade estimula a observação e a reflexão sobre o espaço em que vivem. Está relacionada à habilidade EF02CI08, que trata da representação do espaço geográfico.

9. Experiência com Som e Vibração

Os alunos podem explorar como diferentes objetos produzem sons e como as vibrações estão relacionadas a esses sons. Essa atividade pode incluir a criação de instrumentos musicais simples. Relaciona-se com a habilidade EF02CI09, que envolve a investigação de sons e suas propriedades.

10. Observação do Céu

Uma atividade noturna de observação do céu pode ser uma ótima forma de ensinar sobre os astros. As crianças podem aprender sobre constelações e a importância da astronomia. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF02CI10, que trata da observação de fenômenos celestes.