15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil artes visuais

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma forma lúdica de introduzir as crianças ao mundo das cores e texturas. Os alunos podem usar tinta atóxica e papel grande para explorar a criatividade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI02CG01, que propõe a exploração de diferentes materiais e técnicas de expressão artística.

2. Criação de Máscaras

Os alunos podem criar máscaras utilizando papelão, tintas e outros materiais recicláveis. Essa atividade estimula a imaginação e o desenvolvimento motor. A habilidade correspondente na BNCC é EI02CG03, que envolve a produção de objetos artísticos a partir de diferentes suportes e técnicas.

3. Colagem de Revistas

Propor que as crianças façam colagens com recortes de revistas é uma excelente forma de trabalhar a percepção visual e a coordenação motora. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI02CG02 da BNCC, que incentiva a apreciação e a produção de diferentes formas de arte.

4. Desenho Livre

O desenho livre permite que as crianças expressem suas emoções e pensamentos através da arte. Com papel e lápis de cor, elas podem criar o que desejarem, desenvolvendo a habilidade EI02CG04 da BNCC, que trata da expressão de ideias e sentimentos por meio de diferentes linguagens artísticas.

5. Montagem de Móbiles

Os alunos podem criar móbiles utilizando materiais leves como papel, plástico e cordas. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade EI02CG05 da BNCC, que envolve a manipulação de diferentes materiais para a produção artística.

6. Pintura com Esponjas

Utilizar esponjas para pintar é uma forma divertida de trabalhar com texturas e formas. As crianças podem criar padrões e figuras, desenvolvendo a habilidade EI02CG01 da BNCC, que incentiva a exploração de diferentes técnicas de pintura.

7. Criação de Cenários com Caixa de Papelão

As crianças podem usar caixas de papelão para criar cenários tridimensionais. Essa atividade estimula a imaginação e a colaboração entre os alunos, alinhando-se à habilidade EI02CG03 da BNCC, que propõe a construção de objetos artísticos a partir de materiais diversos.

8. Atividade de Modelagem com Massinha

A modelagem com massinha é uma excelente maneira de desenvolver a coordenação motora fina. As crianças podem criar figuras e formas, trabalhando a habilidade EI02CG02 da BNCC, que envolve a produção de arte através de diferentes materiais e técnicas.

9. Pintura Coletiva em Grande Escala

Organizar uma pintura coletiva em uma grande folha de papel ou em uma parede permite que as crianças trabalhem em grupo e expressem suas ideias coletivamente. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI02CG04 da BNCC, que incentiva a expressão artística em grupo.

10. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas específicos, utilizando recortes, desenhos e colagens. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade EI02CG05 da BNCC, que envolve a produção de trabalhos artísticos que comunicam ideias e informações.