15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil artes e música

1. Pintura com os dedos

A pintura com os dedos é uma atividade sensorial que permite às crianças explorar cores e texturas. Os alunos podem usar tinta não tóxica para criar obras de arte em papel. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI03CG03 – Explorar diferentes materiais e técnicas de representação.

2. Criação de instrumentos musicais

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos utilizando materiais recicláveis, como garrafas, latas e caixas. Essa atividade não só ensina sobre sons e ritmos, mas também promove a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EI03EM01 – Experimentar diferentes sons e ritmos.

3. Dança livre

A dança livre permite que as crianças expressem suas emoções através do movimento. Os professores podem tocar diferentes estilos musicais e incentivar os alunos a se moverem livremente, promovendo a expressão corporal. Habilidade BNCC: EI03CG04 – Participar de atividades de dança e movimento.

4. Teatro de fantoches

Os alunos podem criar fantoches com materiais simples e encenar pequenas histórias. Essa atividade desenvolve a imaginação e a habilidade de contar histórias, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EI03CG05 – Criar e interpretar histórias.

5. Colagem de recortes

A colagem é uma técnica que permite às crianças trabalhar com diferentes texturas e formas. Os alunos podem recortar imagens de revistas e colá-las em um papel, criando composições artísticas. Habilidade BNCC: EI03CG02 – Criar composições visuais com diferentes materiais.

6. Música e movimento

Integrar música e movimento é uma excelente forma de desenvolver a coordenação motora. Os alunos podem seguir coreografias simples ou criar suas próprias danças em resposta a diferentes músicas. Habilidade BNCC: EI03EM02 – Relacionar movimento e música.

7. Desenho com sombras

Usar luz e sombra para criar desenhos é uma atividade que estimula a percepção visual. As crianças podem desenhar as sombras de objetos ou de seus próprios corpos, explorando formas e contornos. Habilidade BNCC: EI03CG01 – Explorar a luz e a sombra nas produções artísticas.

8. Jogo de imitação de sons

Os alunos podem participar de um jogo onde imitam sons de animais ou objetos. Essa atividade desenvolve a audição e a capacidade de imitação, além de ser divertida e interativa. Habilidade BNCC: EI03EM03 – Reconhecer e reproduzir sons do ambiente.

9. Criação de um mural coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que represente um tema escolhido pela turma. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística em grupo. Habilidade BNCC: EI03CG06 – Participar de produções coletivas.

10. Contação de histórias com música

Integrar música à contação de histórias torna a atividade mais envolvente. Os professores podem usar canções que se relacionem com a história contada, estimulando a imaginação e a memória. Habilidade BNCC: EI03EM04 – Relacionar histórias com músicas.