15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil artes

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma forma divertida e sensorial de introduzir as crianças ao mundo das artes. Os alunos podem usar tinta atóxica e papel para criar obras-primas, explorando a mistura de cores e texturas. Essa atividade está alinhada à BNCC, especialmente na habilidade EI03CG03, que envolve a expressão e a apreciação das artes visuais.

2. Criação de Máscaras

As crianças podem criar máscaras usando papel, tesoura e materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a imaginação, permitindo que os alunos se expressem de maneira única. A habilidade EI03CG04 da BNCC é contemplada, pois envolve a produção de objetos artísticos.

3. Colagem de Revistas

A colagem é uma técnica artística que permite que as crianças explorem diferentes imagens e texturas. Ao recortar e colar figuras de revistas, os alunos desenvolvem habilidades motoras e criativas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03CG05 da BNCC, que trata da experimentação de diferentes materiais.

4. Desenho Livre

O desenho livre é uma atividade essencial para o desenvolvimento da expressão artística. As crianças podem usar lápis de cor, canetinhas e giz de cera para criar o que imaginarem. Essa prática está alinhada à habilidade EI03CG01 da BNCC, que incentiva a exploração de diferentes formas de expressão.

5. Teatro de Sombras

O teatro de sombras é uma atividade que combina artes visuais e performáticas. As crianças podem criar figuras de papel e projetá-las em uma tela, contando histórias. Essa atividade desenvolve a habilidade EI03ET01 da BNCC, que envolve a criação e a apreciação de produções artísticas.

6. Mural Coletivo

Um mural coletivo permite que as crianças trabalhem juntas para criar uma grande obra de arte. Usando tinta, papel e outros materiais, os alunos podem expressar suas ideias e sentimentos. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03CG06 da BNCC, que promove a colaboração e a troca de experiências artísticas.

7. Escultura com Materiais Recicláveis

A escultura com materiais recicláveis é uma excelente maneira de ensinar sobre sustentabilidade e criatividade. As crianças podem usar garrafas, caixas e outros itens para criar esculturas únicas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03CG02 da BNCC, que envolve a criação de objetos tridimensionais.

8. Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma forma eficaz de estimular a expressão corporal e a criatividade. As crianças podem dançar e se movimentar ao som de diferentes estilos musicais, explorando ritmos e melodias. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03ET02 da BNCC, que incentiva a vivência de diferentes manifestações artísticas.

9. Pintura com Esponjas

A pintura com esponjas é uma técnica que permite que as crianças experimentem diferentes formas e texturas. Usando esponjas de diferentes tamanhos, os alunos podem criar padrões e formas em suas obras. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03CG03 da BNCC, que envolve a exploração de diferentes técnicas de pintura.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

A criação de histórias em quadrinhos é uma atividade que combina escrita e artes visuais. As crianças podem desenhar personagens e criar suas próprias histórias, desenvolvendo habilidades narrativas e artísticas. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03EF01 da BNCC, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.