15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil alimentação

1. Oficina de Frutas Coloridas

Proponha uma atividade onde as crianças possam explorar diferentes frutas, suas cores e texturas. As crianças podem criar uma salada de frutas, aprendendo sobre a importância de cada fruta para a saúde. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a valorização da alimentação saudável.

2. Jogo da Memória dos Alimentos

Crie um jogo da memória utilizando imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis. As crianças devem encontrar os pares e discutir as características de cada alimento. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15LP02, que incentiva a reflexão sobre escolhas alimentares.

3. Mapa dos Sabores

Desenvolva um mapa onde as crianças possam marcar os alimentos que conhecem e onde são cultivados. Isso pode incluir frutas, verduras e legumes. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15CI01, que trata da relação entre os seres vivos e o ambiente.

4. Histórias de Alimentos

Peça para as crianças trazerem histórias ou lendas sobre alimentos de suas culturas. Isso pode ser uma ótima maneira de integrar a diversidade cultural e alimentar, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que promove a valorização da diversidade.

5. Criação de um Cardápio Saudável

As crianças podem trabalhar em grupos para criar um cardápio saudável para um dia. Elas devem pesquisar sobre os alimentos e suas propriedades nutricionais. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP04, que incentiva a pesquisa e a organização de informações.

6. Experiência Sensorial com Alimentos

Realize uma atividade onde as crianças possam tocar, cheirar e até mesmo provar diferentes alimentos. Essa experiência sensorial ajuda a desenvolver a percepção e a curiosidade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a exploração sensorial.

7. Teatro dos Alimentos

Organize uma peça de teatro onde as crianças representam diferentes alimentos e suas funções no corpo humano. Essa atividade pode ser uma forma divertida de aprender sobre nutrição, conectando-se à habilidade BNCC EF15CI02, que trata do corpo humano e sua relação com a alimentação.

8. Plantando uma Horta

Inicie um projeto de horta na escola, onde as crianças possam plantar e cuidar de vegetais. Essa atividade ensina sobre o ciclo dos alimentos e a importância do cultivo, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI03, que aborda o cultivo e a produção de alimentos.

9. Desenho dos Alimentos Favoritos

Pede-se que as crianças desenhem seus alimentos favoritos e expliquem por que gostam deles. Essa atividade estimula a expressão artística e a reflexão sobre preferências alimentares, conectando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a expressão artística.

10. Experiência de Cozinha

Realize uma atividade de culinária onde as crianças possam preparar uma receita simples e saudável. Isso pode incluir a confecção de um lanche ou sobremesa. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP05, que promove a prática de habilidades culinárias e a alimentação saudável.