15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil “A Canoa Virou”

1. Contação de História Interativa

Utilize a história “A Canoa Virou” como base para uma contação de história interativa. Os alunos podem representar os personagens e criar sons e movimentos que imitam a narrativa. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de desenvolver habilidades de escuta e compreensão. Habilidade BNCC: EI01CG01.

2. Desenho da Canoa

Após a leitura da história, peça para as crianças desenharem a canoa e os personagens. Essa atividade promove a expressão artística e a interpretação da história. Os alunos podem usar diferentes materiais, como lápis de cor, tintas e colagens. Habilidade BNCC: EI03CG03.

3. Jogo de Rimas

Crie um jogo de rimas com palavras da história “A Canoa Virou”. As crianças podem formar grupos e tentar encontrar rimas para palavras-chave. Essa atividade desenvolve a linguagem oral e a consciência fonológica. Habilidade BNCC: EI01EF01.

4. Mapa da Aventura

Peça para os alunos desenharem um mapa da aventura da canoa. Eles devem incluir os principais eventos da história e os locais visitados. Essa atividade estimula o raciocínio espacial e a organização de ideias. Habilidade BNCC: EI03EF02.

5. Criação de Fantoches

As crianças podem criar fantoches dos personagens da história utilizando materiais recicláveis. Em seguida, podem encenar a história em grupos. Essa atividade promove a criatividade, o trabalho em equipe e a expressão oral. Habilidade BNCC: EI03CG02.

6. Música e Dança da Canoa

Inspire-se na história para criar uma música e uma dança que representem a aventura da canoa. As crianças podem inventar movimentos e coreografias que ilustrem a narrativa. Essa atividade estimula a coordenação motora e a musicalidade. Habilidade BNCC: EI03MG01.

7. Experiência Sensorial com Água

Realize uma atividade sensorial utilizando água para simular a canoa virando. As crianças podem observar como a água se comporta e discutir sobre a história. Essa atividade promove a curiosidade científica e a observação. Habilidade BNCC: EI02CN01.

8. Jogo de Memória com Imagens

Crie um jogo de memória utilizando imagens dos personagens e cenários da história “A Canoa Virou”. As crianças podem jogar em duplas ou grupos, estimulando a memória e a concentração. Habilidade BNCC: EI03EF03.

9. Debate sobre Amizade

Após a leitura da história, promova um debate sobre a importância da amizade e do trabalho em equipe, temas presentes na narrativa. As crianças podem compartilhar suas experiências e reflexões. Habilidade BNCC: EI01EF02.

10. Criação de um Livro Coletivo

As crianças podem colaborar para criar um livro coletivo sobre “A Canoa Virou”, onde cada uma ilustra uma parte da história. Essa atividade promove a escrita, a leitura e a colaboração. Habilidade BNCC: EI03EF04.