15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil 5 anos folclore

1. Contação de Histórias do Folclore Brasileiro

Uma atividade que envolve a contação de histórias é fundamental para a educação infantil. Os professores podem escolher contos clássicos do folclore brasileiro, como “A Lenda do Saci” ou “A História da Iara”. Durante a contação, as crianças podem ser incentivadas a participar, fazendo sons ou imitando os personagens. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI01CG03, que propõe a apreciação de narrativas orais.

2. Criação de Fantoches de Papel

Após a contação das histórias, os alunos podem criar fantoches de papel representando os personagens que mais gostaram. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Os professores podem utilizar a habilidade BNCC EI03CG02, que envolve a exploração de diferentes materiais e técnicas de produção artística.

3. Dança das Lendas

As crianças podem aprender danças tradicionais associadas a lendas folclóricas, como a dança do Boi Bumbá. Essa atividade promove a expressão corporal e a cultura popular. A habilidade BNCC EI03EF01, que trata da participação em atividades de dança, pode ser aplicada aqui.

4. Jogo de Memória com Personagens Folclóricos

Um jogo de memória pode ser criado com cartões que apresentam personagens do folclore brasileiro. As crianças devem encontrar os pares, o que ajuda na memorização e no reconhecimento dos personagens. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF03, que envolve jogos e brincadeiras.

5. Pintura de Personagens Folclóricos

Os alunos podem pintar desenhos de personagens do folclore, como o Curupira ou a Mula Sem Cabeça. Essa atividade estimula a expressão artística e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EI03AR01, que propõe a exploração de diferentes formas de expressão artística.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

As crianças podem criar suas próprias histórias em quadrinhos baseadas em lendas folclóricas. Essa atividade desenvolve a narrativa e a criatividade, além de trabalhar a habilidade BNCC EI03LP01, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

7. Teatro de Fantoches

Os alunos podem encenar uma peça de teatro utilizando os fantoches que criaram. Essa atividade promove a oralidade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF02, que propõe a participação em atividades teatrais.

8. Caça ao Tesouro Folclórico

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas a personagens e histórias do folclore brasileiro pode ser uma atividade divertida e educativa. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a resolução de problemas, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CT01, que envolve a exploração do espaço e do ambiente.

9. Músicas e Cantigas Folclóricas

Ensinar músicas e cantigas folclóricas é uma ótima maneira de integrar a música ao aprendizado sobre o folclore. As crianças podem aprender a letra e até mesmo coreografias. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EI03MU01, que propõe a apreciação e a criação musical.

10. Criação de um Livro Coletivo de Folclore

Os alunos podem colaborar para criar um livro coletivo que reúna as histórias, desenhos e fantoches que produziram. Essa atividade promove a colaboração e a valorização do trabalho em grupo, alinhando-se à habilidade BNCC EI03LP02, que envolve a produção de textos coletivos.