15 Ideias de Atividades (BNCC) Educação Infantil Alfabetização e Letramento

1. Jogo da Memória com Letras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o reconhecimento das letras. Os alunos devem encontrar pares de letras em cartões virados para baixo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve o reconhecimento de letras e seus sons.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias é uma excelente maneira de desenvolver a linguagem oral e a criatividade. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e encenar a história, promovendo a habilidade EF15LP02, que foca na produção e interpretação de textos orais.

3. Caça-Palavras de Palavras-Chave

Os alunos podem participar de uma caça-palavras que inclua palavras-chave relacionadas ao tema estudado. Essa atividade ajuda na ampliação do vocabulário e na identificação de palavras, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que trata do reconhecimento de palavras em diferentes contextos.

4. Produção de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre um tema específico, utilizando palavras e imagens. Essa atividade estimula a escrita e a leitura, além de promover a habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos escritos.

5. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde cada aluno lê um trecho de um livro ou história. Essa prática incentiva a leitura em voz alta e a interpretação de textos, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que foca na leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais.

6. Jogo de Rimas

Os alunos podem participar de um jogo onde devem encontrar palavras que rimam. Essa atividade é excelente para o desenvolvimento da consciência fonológica e está relacionada à habilidade EF15LP06, que envolve a identificação de rimas e sons semelhantes.

7. Atividades com Alfabeto Móvel

Utilizar letras móveis para formar palavras é uma atividade prática que ajuda os alunos a compreenderem a formação de palavras. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP07, que trata da escrita de palavras e frases simples.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo a criatividade e a escrita. Essa atividade promove a habilidade EF15LP08, que envolve a produção de narrativas e a organização de ideias em sequência.

9. Jogos de Palavras Cruzadas

Os alunos podem resolver palavras cruzadas que envolvam vocabulário aprendido em sala de aula. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e o reconhecimento de palavras, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que foca na leitura e escrita de palavras.

10. Atividades de Leitura Compartilhada

Realizar atividades de leitura compartilhada, onde o professor lê um texto e os alunos acompanham, é uma ótima maneira de desenvolver a compreensão leitora. Essa prática está relacionada à habilidade EF15LP10, que envolve a interpretação de textos lidos em conjunto.