15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil 3 a 4 anos

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma forma lúdica de estimular a criatividade e a coordenação motora das crianças de 3 a 4 anos. Os alunos podem usar tinta atóxica para criar obras de arte em papel. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG03, que envolve a exploração de diferentes materiais e técnicas de pintura.

2. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática essencial para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação. Os professores podem utilizar fantoches ou livros ilustrados para tornar a atividade mais dinâmica. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EI03EF01, que busca desenvolver a escuta e a interpretação de narrativas.

3. Jogo de Memória com Imagens

O jogo de memória é uma excelente atividade para trabalhar a memória e a concentração. Os professores podem criar cartões com imagens de animais, objetos ou personagens conhecidos. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EI03EF02, que incentiva a atenção e a memória das crianças.

4. Atividades de Classificação

Classificar objetos por cor, forma ou tamanho é uma atividade que ajuda as crianças a desenvolverem habilidades de raciocínio lógico. Os alunos podem usar blocos de montar ou outros materiais para essa atividade. Essa prática está ligada à habilidade BNCC EI03MA01, que envolve a organização e a classificação de objetos.

5. Dança e Movimento

A dança é uma forma divertida de trabalhar a expressão corporal e a coordenação motora. Os professores podem criar uma atividade onde as crianças imitam diferentes animais enquanto dançam. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF03, que busca desenvolver a expressão corporal e o movimento.

6. Jardinagem

Introduzir as crianças ao mundo das plantas através da jardinagem é uma ótima maneira de ensinar sobre a natureza. Os alunos podem plantar sementes em pequenos vasos e acompanhar seu crescimento. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EI03CN01, que envolve a observação e o cuidado com o meio ambiente.

7. Brincadeiras de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são fundamentais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Os professores podem criar cenários onde as crianças podem interpretar diferentes papéis, como médicos, professores ou cozinheiros. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF04, que estimula a imaginação e a criatividade.

8. Atividades com Massinha de Modelar

Modelar com massinha é uma atividade que desenvolve a motricidade fina e a criatividade. As crianças podem criar formas e figuras, explorando diferentes texturas e cores. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EI03CG02, que envolve a exploração de diferentes materiais e técnicas de modelagem.

9. Jogos de Roda

Os jogos de roda são uma forma tradicional de promover a interação social entre as crianças. Atividades como “Ciranda Cirandinha” ajudam a desenvolver o senso de ritmo e a coordenação. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EI03EF05, que busca promover a convivência e a socialização.

10. Experimentos Simples

Realizar experimentos simples, como misturar água e corante, pode despertar a curiosidade científica nas crianças. Os professores podem explicar os resultados de forma lúdica. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03CN02, que envolve a observação e a experimentação no cotidiano.